SSP/SC

Diretoria da SENASP destaca e elogia Santa Catarina por ações de execução do Fundo Nacional de Segurança Pública

Em visita técnica à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) na manhã desta segunda-feira, 30, em Florianópolis, a diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, parabenizou o Estado pelo profissionalismo e compromisso na execução dos recursos destinados à segurança pública catarinense. Segundo avaliação da Diretoria, que é vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em razão da conduta proativa e organização dos projetos, Santa Catarina figura hoje como o Estado que mais possui recursos já empenhados e prontos para a execução através do Fundo Nacional de Segurança (FNSP).

Santa Catarina conseguiu nesta nova etapa de planejamento junto ao Fundo Nacional de Segurança Pública já garantir a execução de R$ 63 milhões este ano que serão aplicados pela SSP-SC e as forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica — na compra de armamento, munição e viaturas, além de equipamentos de proteção individual aos integrantes das forças de Segurança.

A afirmação da diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública está inserida no contexto de visitas mensais que a Senasp está realizando aos Estados para acompanhar a execução dos recursos repassados pelo FNSP.

“O Estado de SC está quase encerrando o nosso roteiro deste ano e fizemos questão de vir ainda setembro para acompanhar a transformação dada pelos catarinenses na execução dos recursos que já transferimos. Desde o início do ano até agora notamos uma conduta de profissionalismo e de compromisso com os recursos federais que chegam para a segurança pública daqui. O Fundo Nacional de Segurança Pública hoje vê um Estado comprometido com a boa execução dos recursos federais na segurança pública”, afirmou, ressaltando que a condição vai auxiliar o Estado a subir posições no ranking nacional de execução de recursos.

A equipe da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública foi recebida pelo secretário de Estado da Segurança Pública de SC (SSP) designado, coronel Flávio Graff, os chefes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica e a Coordenação do Fundo Estadual de Segurança Pública da SSP-SC.

A reestruturação promovida pela SSP-SC nesta área permitiu à Secretaria de Segurança Pública identificar os valores disponíveis e traçar uma estratégia eficiente para utilizar os recursos de maneira ágil, respeitando os prazos de execução e aquisição. Além disso, novos alinhamentos foram realizados com as instituições, a Secretaria de Estado da Administração e o Grupo Gestor do Governo do Estado, buscando acelerar os processos com recursos federais.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública de SC (SSP) designado, coronel Flávio Graff, a visita técnica foi extremamente importante para vir ao encontro das informações in loco e também conhecer a maneira que Santa Catarina conseguiu sair das últimas posições para o Estado que mais está executando os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública em parceria com o Fundo Estadual de Segurança Pública.

“Tudo isso se traduz numa condição melhor para que o policial militar, civil, bombeiro militar e policial científico possam desempenhar as suas atividades e entregar o serviço de excelência e de qualidade à população catarinense e aqueles que nos visitam”, pontou o secretário. “E assim fazer, de fato, através da integração e da alta tecnicidade que eles possuem, o Estado mais seguro do nosso País”, completou.

Boas práticas catarinenses na segurança pública são apresentadas

Além da reestruturação da Coordenação do Fundo Estadual de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública de SC, os integrantes da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública conheceram boas práticas catarinenses na área.

Foram demontradas, por exemplo, as ações como a emissão de mais de um milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) pela Polícia Científica e as iniciativas de prevenção e atendimento às mulheres vítimas de violência, que são prioridades do governo do Estado de SC, como o Programa Rede Catarina da Polícia Militar e as Salas Lilás da Polícia Civil.

A visita técnica da equipe da Senasp seguiu à tarde no 22º Batalhão da PM, no Continente, e à Polícia Científica e seguirá até esta terça-feira, 01, com visitações a outras unidades das forças de Segurança.

Estiveram presentes também o comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio Pelozato; o delegado Raphael Giordani, que representou o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Fabiano Bastos; a perita-geral da Polícia Científica de SC, Andressa Boer Fronza; o coordenador da Coordenadoria do Fundo Estadual de Segurança Pública na SSP-SC, coronel Reginaldo Rocha, demais autoridades e convidados.

(Fotos: Divulgação SSP)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support