SSP/SC

De volta para casa: Catarinense que sofreu acidente no Rio Grande do Norte retorna ao Estado em missão do arcanjo

Em uma missão que percorreu cerca de 6 mil km, o Governo do Estado, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em conjunto com a equipe aeromédica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), repatriou um paciente catarinense que estava internado no Rio Grande do Norte após sofrer um acidente de trânsito. 

A operação ocorreu ao longo desta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12. O homem, de 36 anos, estava internado há 11 meses na cidade de Natal. Devido às condições clínicas e à longa distância, o transporte não poderia ser realizado por via terrestre. Dessa forma, o transporte aeromédico por meio da aeronave Arcanjo foi o mais indicado.

O Arcanjo 04 conta, além de uma equipe preparada e treinada, com todos os equipamentos necessários para o transporte seguro do paciente, incluindo maca, oxigênio, equipamentos para monitoramento, medicações e atendimento médico completo.

“O uso da aeronave Arcanjo 04 foi fundamental para o repatriamento do paciente, uma vez que, pela distância, o deslocamento por via terrestre seria inviável, pois seriam mais de 3 mil quilômetros de viagem. Já o transporte por linha aérea convencional, apesar de mais rápido, não dispunha dos equipamentos necessários para o atendimento adequado ao paciente”, afirma o tenente Francisco Scharf, piloto da aeronave. A operação estava sob o comando do tenente Leandro Grande Cenedesi.

Para a realização da operação, foi necessário desenvolver um estudo de rota, garantindo a segurança do abastecimento e o monitoramento das condições meteorológicas. Foram realizadas duas paradas estratégicas: uma em Belo Horizonte e outra em Salvador. No total, foram cerca de 21 horas de voo. O paciente chegou em solo catarinense na noite desta quinta-feira. O pouso ocorreu em Correia Pinto e de lá ele pode ir para casa em Lages. 

“Foi uma grande satisfação cumprir essa missão, que só foi possível graças à cooperação de todos os envolvidos e aos equipamentos a bordo do Arcanjo 04. Durante toda a viagem, o paciente foi monitorado pela equipe do SAMU, composta por um médico e um enfermeiro”, destacou o tenente Scharf.

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support