Curso de salvamento com moto aquática é marcado por fatos inéditos, em Florianópolis
O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) promoveu o Curso de Salvamento com Moto Aquática (CSM). O curso, com carga horária de 40 horas, teve como objetivo capacitar bombeiros e guarda-vidas para realizar salvamentos em ambientes aquáticos, utilizando motos aquáticas de salvamento. O treinamento foi realizado entre os dias 07 e 11 de outubro de 2024, em Florianópolis.
Ao todo, 15 alunos participaram do curso, sendo 1 Guarda-Vidas Militar e 14 Guarda-Vidas Civis Voluntários, todos aprovados com êxito. Um fato histórico do curso foi a participação da primeira mulher Guarda-Vidas Civil Voluntária (Paola de Almeida Prado Dias Gama) capacitada como piloto de moto aquática de salvamento pelo CBMSC.
De acordo com os bombeiros do 1°BBM, a iniciativa de capacitar mais pilotos e a presença dos Guarda-Vidas Civis Voluntários reflete a valorização desse grupo essencial para o serviço de salvamento aquático. Além disso, em 2024, pela primeira vez na história do salvamento do CBMSC em Florianópolis, uma moto aquática foi mantida ativa durante todo o ano, operada por Guarda-Vidas Civis, reforçando ainda mais a segurança nas praias da Capital.
A moto aquática é um meio de transporte fundamental para garantir uma resposta rápida no resgate de vítimas, especialmente em áreas de difícil acesso ou em condições de mar mais perigosas. Sendo assim, a condução segura deste veículo torna o curso essencial para a proteção dos banhistas e da comunidade.