SSP/SC

Curso de salvamento com moto aquática é marcado por fatos inéditos, em Florianópolis

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) promoveu o Curso de Salvamento com Moto Aquática (CSM). O curso, com carga horária de 40 horas, teve como objetivo capacitar bombeiros e guarda-vidas para realizar salvamentos em ambientes aquáticos, utilizando motos aquáticas de salvamento. O treinamento foi realizado entre os dias 07 e 11 de outubro de 2024, em Florianópolis. 

Ao todo, 15 alunos participaram do curso, sendo 1 Guarda-Vidas Militar e 14 Guarda-Vidas Civis Voluntários, todos aprovados com êxito. Um fato histórico do curso foi a participação da primeira mulher Guarda-Vidas Civil Voluntária (Paola de Almeida Prado Dias Gama) capacitada como piloto de moto aquática de salvamento pelo CBMSC.

De acordo com os bombeiros do 1°BBM, a iniciativa de capacitar mais pilotos e a presença dos Guarda-Vidas Civis Voluntários reflete a valorização desse grupo essencial para o serviço de salvamento aquático. Além disso, em 2024, pela primeira vez na história do salvamento do CBMSC em Florianópolis, uma moto aquática foi mantida ativa durante todo o ano, operada por Guarda-Vidas Civis, reforçando ainda mais a segurança nas praias da Capital.

A moto aquática é um meio de transporte fundamental para garantir uma resposta rápida no resgate de vítimas, especialmente em áreas de difícil acesso ou em condições de mar mais perigosas. Sendo assim, a condução segura deste veículo torna o curso essencial para a proteção dos banhistas e da comunidade. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support