SSP/SC

Culto ecumênico e entrega de medalha marcam a abertura da semana de comemorações dos 90 anos da Secretaria da Segurança Pública

(Foto: Ricardo Trida)

Dando início às comemorações pelos 90 anos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), membros das forças de segurança e convidados se reuniram na tarde desta segunda-feira, 10, para celebrar a data especial com um culto ecumênico. Na ocasião, também foi realizada a solenidade de entrega da Medalha Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, que homenageia servidores públicos que se destacam em suas áreas de atuação. Neste ano, a SSP concedeu a honrosa comenda à escrivã de polícia Mariléia Carniato Mondardo.

(Foto: Ricardo Trida)

O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, saudou a servidora agraciada e destacou a nova sistemática adotada para a entrega da medalha. Segundo o secretário, neste ano, os servidores e colaboradores da SSP-SC escolheram a colega democraticamente, por voto individual. Por isso, a condecoração se tornou uma justa homenagem ao servidor público que se destaca por sua atuação, com valor ainda maior por ser uma escolha feita por seus próprios pares.

“Como é fácil falar de pessoa tão querida, de sorriso fácil e cordialidade no trato com o outro, sem distinção; de voz calma, serena, que transmite tranquilidade da alma. Sempre disponível para ajudar, independentemente do serviço ou do horário; é daquelas servidoras que realmente ‘veste a camisa da SSP’, pois está conosco há mais de 19 anos, cedida pela Polícia Civil. Já a consideramos ouro da casa, embora sua ética não lhe permita abandonar suas origens, pois costumas dizer que é emprestada pela PC à SSP”, destacou o secretário.

Mariléia Carniato Mondardo ingressou na Polícia Civil de Santa Catarina em 7 de novembro de 1989. Natural de Urussanga (SC), é casada com Geraldo Ernesto Mondardo e mãe de Miguel Ernesto Carniato Mondardo e Francisco Ernesto Carniato Mondardo. Atuou na Delegacia de Polícia da Comarca de Urussanga, na 1ª Delegacia de Polícia da Comarca da Capital e na Delegacia-Geral da Polícia Civil. Em 11 de janeiro de 2006, passou a atuar à disposição da Secretaria de Estado da Segurança Pública, onde atualmente é responsável pelo Setor de Expediente do Gabinete do Secretário.

(Foto: Ricardo Trida)

“Ser servidora pública me proporcionou desafios e conquistas. Foram muito mais alegrias do que dificuldades, e pude construir amizades que levo comigo até hoje. Tenho alegria de sair todos os dias de casa com um sorriso no rosto, grata por ter escolhido esta profissão que amo e que me dá propósito. Assim, com essas palavras, expresso o orgulho que sinto em ser servidora pública estadual”, afirmou Mariléia.

A homenageada também fez questão de reconhecer o apoio dos colegas do Setor de Expediente, Letícia, Rose, João, Paulo, Day e Bárbara, a quem chamou de uma extensão de sua vida.

“Somos uma família, somos amigos, somos parceiros. Sem vocês, certamente eu não teria conquistado essa medalha. Por isso, divido com vocês. Essa medalha é nossa!”, concluiu.

(Foto: Ricardo Trida)

Culto ecumênico

Encerrando o primeiro dia de comemorações pelos 90 anos da SSP-SC, foi realizado um culto ecumênico que contou com a participação do pastor evangélico Alex Thomas e do padre Marcos. Momentos de grande emoção e fé marcaram o evento, que também contou com a presença de diretores, gerentes e servidores da Secretaria da Segurança Pública.

(Foto: Ricardo Trida)
(Foto: Ricardo Trida)
(Foto: Ricardo Trida)

Medalha Alice Guilhon Gonzaga Petrelli

Em 17 de junho de 1899, nascia em Florianópolis Alice Guilhon Gonzaga. Dedicada aos estudos, aos 18 anos já lecionava em Lages (SC). Em dezembro de 1928, foi exonerada do cargo de professora do Grupo Escolar Vidal Ramos para assumir a função de escriturária na Secretaria de Estado da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura. Casou-se em 1933 com o engenheiro italiano Leonardo Petrelli, e, em 1935, nasceu o único filho do casal, José Gonzaga Petrelli.

Por meio dos Decretos nº 333, de 29 de junho de 1999, e nº 2.733, de 3 de agosto de 2001, foi criada a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, em homenagem à primeira mulher admitida na carreira do funcionalismo público estadual.

A comenda reconhece servidores públicos que se destacam pelo zelo, dedicação e presteza em suas atividades e nas causas de interesse público.

(Foto: Ricardo Trida)

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.g

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support