SSP/SC

CriminalData: um ano de avanços na gestão da Polícia Científica de Santa Catarina

Há um ano a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) obteve um grande avanço em sua história com o lançamento do CriminalData, uma ferramenta digital destinada a otimizar a gestão interna do órgão. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Inovação, a ferramenta é um painel de visualização de dados que permite monitorar em tempo real todas as atividades periciais realizadas no estado, fornecendo insights importantes para a tomada de decisões estratégicas.

Desde o seu lançamento, o CriminalData tem sido uma peça fundamental na modernização e aperfeiçoamento gerencial da Polícia Científica. Sob a gestão da perita-geral Andressa Boer Fronza, a ferramenta tem proporcionado ganhos significativos em termos de segurança, eficiência e assertividade no planejamento estratégico e organização institucional. Além disso, destacou-se o potencial do CriminalData em fornecer informações técnicas para o Estado, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas na área da Segurança.

“Hoje completamos um ano do lançamento dessa tecnologia, que é a plataforma de inteligência de negócios da Polícia Científica de Santa Catarina. Ele foi totalmente desenvolvido por peritos criminais e policiais científicos da nossa Diretoria de Tecnologias Estratégicas e Inovação, e nele transformamos dados de atendimentos, de vestígios, exames e laudos periciais em painéis de análise para a tomada de decisão na gestão. Muito além da nossa gestão das unidades da PCI e da emissão de carteiras de identidade, nós temos de forma ágil e precisa, dados importantes que têm sido utilizado pelo governo de Santa Catarina para implementação de políticas públicas e de segurança” ressaltou a perita-geral Andressa Boer Fronza.

O diretor de tecnologia da informação, Perito Criminal Tulio Leal Correa, ressalta que a interação dos servidores e gestores com o sistema promove mais transparência e facilita o alinhamento de objetivos e estratégias, graças ao compartilhamento dos dados. Essa transparência e colaboração têm sido essenciais para fortalecer a eficácia e eficiência da Polícia Científica de Santa Catarina.

“O CriminalData é uma das entregas mais importantes da história da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, e a mais importante do ano de 2023. A perícia criminal armazena um volume enorme de informação que até então era utilizada apenas em relatórios pontuais com números sobre questões específicas. A plataforma, que agora completa um ano, representou evolução desse modelo: reunindo informações de diferentes fontes, transformando os números em indicadores e os indicadores em estratégias para aplicação dos recursos públicos, a prevenção e o combate à criminalidade” disse o diretor Correa.

Ao completar um ano desde o seu lançamento, a ferramenta representa não apenas uma conquista tecnológica, mas também um compromisso contínuo com a excelência e a inovação na prestação de serviços à população catarinense. Com seu potencial em constante evolução, espera-se que o CriminalData continue a desempenhar um papel fundamental na segurança e na justiça em Santa Catarina.

(Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina)

Foto: Divulgação PCI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support