CriminalData: um ano de avanços na gestão da Polícia Científica de Santa Catarina
Há um ano a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) obteve um grande avanço em sua história com o lançamento do CriminalData, uma ferramenta digital destinada a otimizar a gestão interna do órgão. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Inovação, a ferramenta é um painel de visualização de dados que permite monitorar em tempo real todas as atividades periciais realizadas no estado, fornecendo insights importantes para a tomada de decisões estratégicas.
Desde o seu lançamento, o CriminalData tem sido uma peça fundamental na modernização e aperfeiçoamento gerencial da Polícia Científica. Sob a gestão da perita-geral Andressa Boer Fronza, a ferramenta tem proporcionado ganhos significativos em termos de segurança, eficiência e assertividade no planejamento estratégico e organização institucional. Além disso, destacou-se o potencial do CriminalData em fornecer informações técnicas para o Estado, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas na área da Segurança.
“Hoje completamos um ano do lançamento dessa tecnologia, que é a plataforma de inteligência de negócios da Polícia Científica de Santa Catarina. Ele foi totalmente desenvolvido por peritos criminais e policiais científicos da nossa Diretoria de Tecnologias Estratégicas e Inovação, e nele transformamos dados de atendimentos, de vestígios, exames e laudos periciais em painéis de análise para a tomada de decisão na gestão. Muito além da nossa gestão das unidades da PCI e da emissão de carteiras de identidade, nós temos de forma ágil e precisa, dados importantes que têm sido utilizado pelo governo de Santa Catarina para implementação de políticas públicas e de segurança” ressaltou a perita-geral Andressa Boer Fronza.
O diretor de tecnologia da informação, Perito Criminal Tulio Leal Correa, ressalta que a interação dos servidores e gestores com o sistema promove mais transparência e facilita o alinhamento de objetivos e estratégias, graças ao compartilhamento dos dados. Essa transparência e colaboração têm sido essenciais para fortalecer a eficácia e eficiência da Polícia Científica de Santa Catarina.
“O CriminalData é uma das entregas mais importantes da história da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, e a mais importante do ano de 2023. A perícia criminal armazena um volume enorme de informação que até então era utilizada apenas em relatórios pontuais com números sobre questões específicas. A plataforma, que agora completa um ano, representou evolução desse modelo: reunindo informações de diferentes fontes, transformando os números em indicadores e os indicadores em estratégias para aplicação dos recursos públicos, a prevenção e o combate à criminalidade” disse o diretor Correa.
Ao completar um ano desde o seu lançamento, a ferramenta representa não apenas uma conquista tecnológica, mas também um compromisso contínuo com a excelência e a inovação na prestação de serviços à população catarinense. Com seu potencial em constante evolução, espera-se que o CriminalData continue a desempenhar um papel fundamental na segurança e na justiça em Santa Catarina.
(Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina)
Foto: Divulgação PCI