Criança é salva por policiais militares após se engasgar com leite materno

Policiais militares do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Canoinhas, salvaram a vida de uma criança, de apenas 16 dias, após a criança se afogar com leite materno. A situação ocorreu na sexta-feira, 21, durante o período vespertino.

Na oportunidade, os militares estavam em atendimento de um acidente de trânsito na rua São José, centro do município, quando foram surpreendidos por um pedido desesperado de ajuda.  Uma mãe muito abalada saiu de um veículo correndo em direção a viatura policial, a guarnição sem entender tentou acalmá-la, momento em que o pai saiu do veículo e entregou ao cabo Oliveira uma criança afogada, se tratando de bebê com apenas 16 dias de vida.

Os policiais identificaram que a criança se afogou ao ser amamentada e, no próprio local, realizou o primeiro atendimento com a utilização da manobra de Heimlich, tendo sucesso na execução e a criança voltando a respirar e esboçar choro.

Diante da situação a guarnição deslocou em prioridade para o pronto atendimento municipal, onde uma equipe médica já aguardava a criança, uma vez que o operador do Centro de Operações Policiais Militar (Copom) já havia realizado contato com a unidade de saúde informando a situação e a condução da criança. A criança, já desafogada, recebeu atendimento e permaneceu em observação.

A manobra de Heimlich, também conhecida como compressões abdominais, é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgada com um objeto estranho. Ela foi desenvolvida pelo médico Dr. Henry Heimlich e é considerada uma intervenção eficaz para casos de emergência onde a vítima não consegue respirar devido à obstrução das vias respiratórias.

(Fonte: Polícia Militar de SC)