SSP/SC

Corpo de Bombeiros Militar realiza simulado de deslizamento em escola de Florianópolis

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um simulado de deslizamento com múltiplas vítimas nesta quinta-feira, 11, na Escola Básica Vitor Miguel de Souza, em Florianópolis. A ação envolveu alunos, professores e funcionários. A ação teve como objetivo preparar a comunidade escolar para situações de emergência.

O simulado faz parte da disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Curso de Formação de Sargentos (CFS). Organizado pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), a atividade foi coordenada pelos instrutores da disciplina e executada pelos Alunos Sargentos da Turma 2024-1. Os alunos foram divididos em diversas funções, incluindo atendimento em níveis de complexidade e área de atuação, representação de vítimas e comunicação social.

As vítimas foram preparadas com maquiagem que imitava os ferimentos, aumentando o realismo da simulação. A equipe de montagem da cena transformou o ambiente, adicionando materiais que reproduziram um local de deslizamento.

Inicialmente, foi realizada a evacuação dos 120 alunos da escola com segurança, destacando a eficácia do treinamento prestado aos professores e funcionários da instituição de ensino.

Durante o simulado, os Alunos Sargentos aplicaram o método START, um sistema de triagem e tratamento rápido utilizado mundialmente em incidentes com múltiplas vítimas. Além disso, foi instalado um Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta gerencial padrão do CBMSC para resposta a situações críticas e ocorrências de grande vulto.

O evento contou com a colaboração da Polícia Militar, Prefeitura de Florianópolis, Defesa Civil e Guarda Municipal, destacando a competência e dedicação dos bombeiros em operações conjuntas. Segundo o major Nolan Rafael Volkweis “esse é um treinamento da prática do que eles irão encontrar em situações reais. Esses bombeiros que hoje estão realizando o curso, se tornarão comandantes das unidades do interior e eles vão ter que coordenar ocorrências de grande repercussão. O clima ajudou, com a chuva, o barro, isso trouxe mais realidade ao simulado”, afirmou.

Fotos: Divulgação / CBMSC

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support