Corpo de Bombeiros Militar de SC presta homenagem ao cão de busca ICE, falecido aos 15 anos
Nesta quinta-feira, 04, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) prestou sua última homenagem ao cão Ice, que faleceu de causas naturais aos 15 anos, em Itajaí. Famoso por ter sido destaque na imprensa nacional como o primeiro cão de resgate aquático do Brasil, Ice formava binônimo (dupla de cão de busca e bombeiro) com o sargento Evandro Amorim, do 7° Batalhão Bombeiro Militar (7°BBM).
Aposentado das funções de busca e resgate desde 2018, o cão de busca Ice atuava no CBMSC em atividades de Terapia Assistida por cães, no qual, acompanhado do sargento Amorim, visitava hospitais e entidades para auxílio no desenvolvimento físico e psicológico dos pacientes.
Antes de se aposentar, o labrador marcou história em diferentes atividades. Atuou como salva-vidas nas temporadas de verão nas praias catarinenses e participou de inúmeras missões do CBMSC, como a busca de vítimas da tragédia em Mariana (MG), em 2015.
Ice recebeu prêmios internacionais e fazia parte da quarta geração de cães de resgate do CBMSC. Além de um excelente cão de busca, Ice se tornou o melhor amigo de seu tutor, sendo o primeiro cão de trabalho do sargento Amorim.
O militar declarou que a relação foi de “amor à primeira vista”, agradecendo ao major Zevir Aníbal Cipriano Júnior por tê-lo apresentado ao curso de Cinotecnia. Ice iniciou os treinamentos com 60 dias de vida, recebendo instruções do coronel Walter Parizotto e equipe, em Xanxerê.
Aos 15 anos, Ice representava a atividade de busca com cães do CBMSC, tendo auxiliado o treinamento de outros cachorros pelo Brasil, que realizaram cursos em Santa Catarina. Ele deixa como legado uma história de missões cumpridas com excelência, sendo um exemplo para os cães — e humanos — de toda a corporação.
O CBMSC presta respeitosas continências e agradece ao cão de busca Ice e seu tutor, sargento Amorim, pelos anos de serviços dedicados aos cidadãos.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)