Corpo de Bombeiros Militar de SC no Rio Grande do Sul: busca, resgate e acolhimento
Cinco binômios – dupla formada por bombeiro militar e cão de busca – do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que atuaram no Rio Grande do Sul em um dos contingentes enviados pelo governo catarinense, estiveram em um abrigo na cidade de Cruzeiro do Sul.
O objetivo dessa visita foi proporcionar, especialmente para as crianças, um momento de lazer em meio a toda situação que estão vivendo por conta da catástrofe climática pela qual passa o estado gaúcho. Este contato com os cães foi muito positivo e tornou o momento ainda mais especial, com muita troca de carinho e descontração.
Essa ação contou com a participação dos seguintes binômios:
- cabo Genivan Kull e cão Nick do CBMSC em Balneário Camboriú
- cabo Jean Renato Vieira e cadela Ilha do CBMSC em Florianópolis
- cabo Thiago Evandro Amorim e cadela Moana do CBMSC em Araranguá
- sargento Willian Valdeley MArques do CBMSC em Governador Celso Ramos
- sargento Carlos Alexandre de Souza do CBMSC em Guabiruba
Este trabalho de cinoterapia, que é um método de trabalho cientificamente comprovado, tem o objetivo de promover um bem-estar físico, emocional, social e cognitivo nas pessoas. Este contato e interação com cães estimula funções motoras, desenvolve a fala, melhora a socialização, aumenta a auto-estima e a confiança.
Todos os cães passaram por higienização para visitarem o abrigo. Vale ressaltar, também, que todos estão com a vacinação e demais cuidados de saúde em dia.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)