Corpo de Bombeiros Militar de SC apresenta livro histórico e calendário que marcam os 100 anos da corporação
Fotos: Ricardo Trida/ SSP-SC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deu início oficial, na manhã desta segunda-feira, 26, às comemorações de seus 100 anos de história. Em solenidade realizada no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, o Comando-Geral reuniu autoridades, ex-comandantes e representantes da sociedade civil para lançar os marcos que guiarão a corporação até o dia 26 de setembro, data oficial do centenário. O evento foi marcado pelo lançamento do Livro Comemorativo dos 100 Anos e do Calendário 2026, peças centrais na preservação da memória da instituição.
Durante o ato, foram apresentados a nova identidade visual do centenário, incluindo logotipo, selo e slogan, e o portal exclusivo no site oficial (cbm.sc.gov.br), que servirá como um acervo digital para a população. Também foram entregues moedas comemorativas e homenagens institucionais.

Livro traz um resgate histórico dos 100 anos de CBMSC
O ponto alto da solenidade foi o lançamento oficial da obra “Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina: 100 Anos Dedicados a Proteger Vidas, Riquezas e Meio Ambiente”, que registra a trajetória da Corporação ao longo de quase um século de existência. A publicação reúne 368 páginas e 543 fotografias, apresentando cerca de 280 marcos históricos relevantes, além de registros de grandes ocorrências, desastres, evolução operacional e momentos que ajudam a compreender o papel do CBMSC no desenvolvimento de Santa Catarina. O trabalho é fruto de uma extensa pesquisa realizada ao longo de 2025, coordenada pelo jornalista e escritor Mário Xavier, com direção de arte do designer Alexandre de Oliveira, ambos homenageados durante o evento. A consultoria histórica foi feita pelo cel. RR Milton Antônio Lazzaris.
Com o objetivo de democratizar o acesso à história da corporação, o livro foi disponibilizado em duas frentes: a) física, sendo exemplares distribuídos para todas as bibliotecas públicas de Santa Catarina (municipais e universitárias) e disponíveis para consulta nas recepções de todos os quartéis do estado; b) digital, com a obra completa para download gratuito ou leitura online no site oficial do CBMSC.
Calendário dos 100 anos em 2026
O segundo grande lançamento do dia foi o Calendário do Centenário 2026. Mais do que uma ferramenta de contagem de tempo, o material foi concebido com um conceito de “evolução institucional”. Tanto na versão física quanto na digital, o calendário propõe um comparativo visual mês a mês. O layout justapõe uma memória histórica a uma imagem atual da mesma atividade operacional, permitindo que o público visualize o salto tecnológico e técnico do CBMSC ao longo do século.
O calendário inova ao trazer uma camada digital: cada mês possui um código que direciona o usuário para entrevistas em vídeo com bombeiros, conectando as imagens às histórias reais de quem veste a farda. Além disso, o material já inclui a programação completa dos eventos do centenário, como o Baile de Gala e o CONABOM 2026 (o maior evento de bombeiros da América Latina).
Comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza, avaliou que ao celebrar seus 100 anos o Corpo de Bombeiros não está celebrando só concreto, aço ou viatura, mas o coração da instituição: o espírito humano. “A farda é mais que uniforme, é manto de responsabilidade; em cada atendimento, cada chamado, cada ocorrência, é ali que reside a alma da instituição. Nosso maior ativo pulsa no peito de cada um dessa Corporação e a nossa maior medalha é a vida”, destacou.

Homenagens dos 100 anos e o futuro
A solenidade também foi palco de atos simbólicos: as primeiras moedas comemorativas aos 100 anos do CBMSC, itens exclusivos que trazem a união da machadinha e da mangueira com as figuras de um bombeiro antigo e um moderno, foram entregues aos chefes das Forças de Segurança do Estado e aos ex-comandantes-gerais presentes. Durante o evento, ainda, foram entregues dois exemplares do livro a dois sobreviventes de atendimento pré-hospitalar, José Valduga e Fábio de Silveira. Eles representaram as milhares de pessoas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ao longo de um século. Ambos receberam uma homenagem pelas mãos do comandante-geral, Fabiano de Souza.
O secretário da Segurança Pública e ex-subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Graff, também destacou a grande credibilidade social alcançada pela instituição ao longo de um século, fruto do empenho, do zelo e da vocação para salvar vidas. Graff também salientou a importância do fortalecimento da corporação, assim como das demais forças de segurança, a partir de investimentos vultosos em equipamentos, capacitação, tecnologia e efetivo. No dia de seu aniversário, o secretário foi um dos agraciados com a moeda comemorativa dos 100 anos do CBMSC.

“Esse é o maior presente que eu poderia ganhar desta instituição, que teve papel fundamental em minha trajetória e que tanto me orgulha. Enquanto estamos aqui, bravos homens e mulheres estão correndo contra o tempo para salvar vidas e cuidar do meio em que vivemos. Por isso, também fica o nosso agradecimento. Trago, ainda, o abraço do governador Jorginho Mello, que, embora não esteja aqui, tem sido um grande amigo da segurança pública e merece o devido reconhecimento”, destacou.
O livro e o calendário digitais, além de galeria de fotos e vídeos históricos, estarão disponíveis no selo dos 100 anos no portal cbm.sc.gov.br a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro. A primeira medalha comemorativa ao centenário do CBMSC, a número 001, será entregue – entre outros atos – ao Governador Jorginho Mello no dia 30 de janeiro, sexta-feira, durante a primeira solenidade militar do centenário da Corporação, a qual será realizada a partir das 10h no Centro de Ensino Bombeiro Militar.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)
