Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina forma novos instrutores do programa Bombeiro Mirim
Com mais de 30 mil crianças formadas no estado, o Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue presente nas escolas públicas e privadas há mais de 30 anos. Na última semana, foram capacitados mais 36 instrutores, preparados para ensinar crianças e adolescentes sobre a prevenção de acidentes e como agir em situações de risco.
O curso de formação de instrutores foi realizado entre os dias 7 e 11 de outubro, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis. Com esta nova turma, o CBMSC chega à marca de 193 instrutores formados, entre bombeiros militares e comunitários. O objetivo é ampliar esse número para 500 até o primeiro semestre de 2025.
Segundo o tenente-coronel Átila Medeiros Sarte, chefe da Agência de Integração de Serviços Auxiliares (AISA) do CBMSC e um dos novos instrutores formados, o curso teve como foco a padronização do conteúdo que será ministrado em sala de aula, garantindo que todas as crianças, de qualquer parte do estado, recebam o mesmo nível de ensino. “O programa é destinado a alunos do quarto ano do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. Agora, com a padronização, o conteúdo será o mesmo em todas as regiões de Santa Catarina. Coincidentemente, atingimos a marca de 193 instrutores formados, que corresponde ao número do nosso serviço de emergência, e esperamos alcançar 500 instrutores até o final do primeiro semestre do próximo ano, assegurando a uniformidade das aulas em todo o estado”, explicou.
O Programa Bombeiro Mirim tem uma carga horária de 12 horas e abrange temas como primeiros socorros para crianças e adolescentes, segurança e prevenção de desastres naturais, e segurança contra incêndios. Por meio de atividades práticas complementares ao currículo escolar, o programa contribui para uma sociedade mais segura e incentiva o exercício da cidadania. Ao final do curso, os participantes fazem uma visita ao quartel do Corpo de Bombeiros e participam de uma cerimônia de formatura.
Para mais informações sobre futuras datas e escolas abrangidas pelo Programa Bombeiro Mirim, procure a Organização de Bombeiro Militar mais próxima.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)