SSP/SC

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina celebra a Páscoa dos Militares

Uma tradição iniciada em 1945 e que até hoje tem um significado muito marcante para os militares brasileiros, a Páscoa Militar é comemorada em uma data diferente do calendário convencional por estar relacionada ao retorno da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao Brasil após a campanha na 2ª Guerra Mundial. Nesta quarta-feira, 31, três celebrações, organizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), foram realizadas de forma concomitante, reunindo mais de 400 militares neste momento de reflexão e homenagem.

Em 2026, as celebrações da Páscoa Militar estarão a cargo do CBMSC. O ano também será de comemoração do centenário da Corporação.

Para os militares católicos, foi realizada uma missa na Paróquia dos Sagrados Corações, em São José, com a presença do coronel Diogo Bahia Losso, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na solenidade, o Arcebispo Ordinário Militar, Dom Marcony Vinícius Ferreira, fez uma reflexão alusiva à Paixão de Cristo, recordando que a missão de proteger e, se for preciso, dar a vida pelo próximo também é um gesto de entrega que condiz com os ensinamentos cristãos.

Ao final da missa, o comandante da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), tenente-coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, entregou a imagem de Nossa Senhora da Defesa ao comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio Pelozato da Rosa. Tomando a palavra, o Comandante da BAFL agradeceu aos presentes e desejou votos de sucesso aos militares da PMSC, que serão os organizadores da Páscoa Militar católica em 2025, ano em que a PM fará 190 anos de atividades em Santa Catarina.

Também estiveram presentes no ato o general de Brigada Márcio Cossich Trindade, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, e o Capitão de Mar e Guerra Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita, Capitão dos Portos de Santa Catarina.

Ao mesmo tempo, no auditório do 63º Batalhão de Infantaria (63 BI), ocorreu a Reunião Espírita. A abertura foi realizada pelo coronel André Terra da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército e coordenada pelo tenente Cristian Barreto, da BAFL. O momento foi de relembrar o exemplo dos militares que participaram da missão Força Expedicionária Brasileira e, ao mesmo tempo, trazer uma compreensão sobre o significado da Páscoa. A reflexão do tema foi realizada pelo médium Alexandre Chambarelli de Novaes, do Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, de Florianópolis.

Outra celebração religiosa reuniu os militares evangélicos na Capelania da Polícia Militar, em Florianópolis. O momento contou com a presença do chefe do Estado-Maior Geral do CBMSC, Coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal. O momento de fé e adoração reuniu militares de diferentes Forças na celebração ao amor de Cristo.

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support