SSP/SC

Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina é tema de palestra em workshop sobre saúde mental

O trabalho que há mais de quatro décadas vem sendo desenvolvido pelo Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (CONEN) no enfrentamento às drogas e no acolhimento de dependentes foi tema de palestra no 2º Workshop de Saúde Mental: Depressão e Suicídio, realizado nesta terça-feira, 16, no Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José. O evento foi organizado pela Diretoria de Saúde do Servidor do Estado de Santa Catarina (DSAS), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (SEA).

A palestra foi ministrada pelo presidente do CONEN, Fernando Henrique da Silveira, que destacou o trabalho da instituição no fomento aos Conselhos Municipais de Política sobre Drogas e na melhoria dos serviços prestados aos dependentes.

“Cabe ao CONEN catarinense percorrer os municípios do Estado para levar informações relevantes aos profissionais que atuam no enfrentamento às drogas. Outra função essencial do conselho é a emissão de atestados de funcionamento para comunidades terapêuticas, confirmando que esses estabelecimentos cumprem as exigências legais, como alvará da Vigilância Sanitária, alvará do Corpo de Bombeiros, equipe técnica e programa terapêutico”, explicou Silveira.

O evento reuniu cerca de 780 participantes, entre autoridades, profissionais da área e palestrantes renomados, para uma troca de conhecimentos e experiências sobre saúde mental. Com a presença de servidores públicos, colaboradores e membros da comunidade, o 2º Workshop de Saúde Mental também reforçou a importância do diálogo, da escuta e da valorização do bem-estar psíquico em todos os espaços, proporcionando um momento de aprendizado e conexão.

A diretora da DSAS, Jaqueline Severino Amaral Dias, acrescentou que o evento teve como propósito sensibilizar, orientar e promover o diálogo sobre saúde mental no ambiente de trabalho, abordando a relevância da prevenção, do acolhimento e do cuidado integral.

Sobre o CONEN

Criado em 1982, o Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina é, por lei, responsável pela formulação e execução de políticas públicas de enfrentamento às drogas, atuando na criação de conselhos municipais, participando de audiências públicas, ministrando palestras, realizando vistorias em comunidades terapêuticas e emitindo atestados de funcionamento. O CONEN é composto por 22 conselheiros voluntários que representam diferentes setores da sociedade com atuação no enfrentamento às drogas.

(Foto: Ricardo Trida)

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support