Confira os números do primeiro mês de atuação das aeronaves Arcanjo-04 e Arcanjo-06
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), concluiu o primeiro mês de operações com as Aeronaves Arcanjo- 06 (PR-IAL/Base Florianópolis) e Arcanjo-04 (PR-CMD/Base Joaçaba). As ações ocorreram em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No período de 12 de abril a 11 de maio de 2024, foram realizadas 43 missões de Transporte Aeromédico, Transporte de Órgãos, Transporte de Tropas e Missão de Ajuda Humanitária.
Destas missões, 26 ocorreram por meio do Arcanjo-04 (Base Joaçaba) e 17 pelo Arcanjo- 06 (Base Florianópolis). Ao todo, 88 vítimas foram transportadas, contabilizando 119 horas de voo no período. Dentre o rol de missões, foram também realizadas ações de ajuda humanitária em apoio ao estado do Rio Grande do Sul.
Vale ressaltar que o transporte aéreo representa um importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares/aeromédicos. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios de transporte.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)