Complexo Lúcia Maria Stefanovich
Centro Administrativo da Segurança Pública Delegada de Polícia Lúcia Maria Stefanovich
A primeira Delegada do Brasil
Lúcia Maria Stefanovich era natural de Lauro Müller, e chegou a Florianópolis em 1960. Ingressou na Polícia Civil, por concurso Público, em 28 de setembro 1972, data da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial. Ela se tornou a primeira delegada do Brasil. Foi Delegada Regional de Rio do Sul e atuou na comarca de Ibirama. Exerceu diversos cargos na estrutura da Segurança Pública. Em 1987, criou a 6ª Delegacia de Polícia de da Mulher e do Menor, hoje 6ª DPCAMI – Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.
Exerceu de 1990 a 1991 o cargo de Superintendente da Polícia Civil. Em 1995 foi a escolhida pelo então Governador Paulo Afonso Vieira para ocupar o cargo de Secretária de Estado da Segurança Pública.
Dra. Lúcia morreu em novembro de 2017 por complicações após um AVC. A delegada atuava na 5ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no bairro da Trindade. Em sua homenagem, a Secretaria de Estado da Segurança Pública batizou o Centro Administrativo com o seu nome. Nada mais justo.