Comitiva da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo visita o Estado para conhecer o sistema de BO Integrado de SC

Uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo realiza visita ao Estado para conhecer o “BO” (Boletim de Ocorrência) Integrado existente no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) de Santa Catarina. O modelo catarinense é considerado referência no País.

O SISP é utilizado pelas forças de Segurança pública de SC: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica, além da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, sendo mantido e desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Com o foco na integração, o sistema possui banco de dados, por exemplo, de identificação civil e prisional, ocorrências policiais, dados de CNHs e veiculares, mandados de prisões e de medidas protetivas. Um outro ponto que chamou a atenção das autoridades de São Paulo é que, em Santa Catarina, as Polícias Civil e Militar registram BOs (Boletins de Ocorrências), por meio do SISP.

Pela manhã, os integrantes da SSP de São Paulo assistiram a apresentações sobre o SISP e do BO integrado na sede da SSP, em Florianópolis, por profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC). À tarde, houve visitas às instituições policiais.

O subsecretário de Acompanhamento de Projetos Estratégicos da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Rafael Ramos da Silva, explica que a escolha pela visita à Segurança Pública catarinense se deu pela referência do Estado na área de integração de registros pelas Polícias de SC, do relacionamento integrado existente com as Polícias de SP e a possibilidade de aproveitar a expertise histórica catarinense na área.

A SSP de São Paulo criou um grupo de trabalho para tratar o assunto naquele Estado, composto por oficiais da PM, delegados da Polícia Civil e peritos da Polícia Técnica Científica. “A gente sabe que é uma integração um pouco sensível, mas sabemos que Santa Catarina conseguiu trazer convergência nesse nível e entregar um melhor serviço para a população e uma maior qualidade do trabalho policial”, elogiou o subsecretário de Acompanhamento de Projetos Estratégicos.

O espírito de enfrentamento conjunto ao crime e a relação interligada dos Estados em prol da segurança pública também foram enfatizados durante as reuniões. “Tratamos esse encontro com muita responsabilidade para o nosso Estado. Santa Catarina acaba por ser uma referência nacional com a integração das polícias e das políticas também que unem as polícias”, destacou o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de SC, coronel Júnio José de Oliveira.

Ampliação do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP

A proposta do SISP é congregar em uma única ferramenta diversos bancos de dados por meio de convênios e termos de cooperação técnica com órgãos diversos.

Atualmente, a SSP-SC trabalha administrativamente para ampliar e padronizar os acessos e convênios com o SISP para melhorar ainda mais os atendimentos pelo sistema e o trabalho dos profissionais que o desenvolvem. Assim, busca-se o fortalecimento da integração na área e das estratégias de combate à criminalidade no Estado.

Fotos: Divulgação SSP/SC

Diogo Vargas
Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC)
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br