Capacitação integra servidores das áreas de inteligência das forças de Segurança de SC e do MPF/SC
A integração entre as forças de Segurança com outros órgãos é uma dos diretrizes do governo de Santa Catarina para melhorar ainda mais a condição catarinense de Estado mais seguro do País.
Neste sentido, uma medida assinada este ano entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e o Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) começou a ser desenvolvida e aprimorada na prática.
Nesta quarta-feira, 29, servidores do MPF em SC, a SSP-SC e as forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica — realizaram uma capacitação de inteligência em ferramentas como o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Os trabalhos aconteceram na sede da SSP, em Florianópolis.
Para o MPF/SC, a cooperação técnica firmada é uma parceria estratégica que trará resultados positivos internos e externos para Santa Catarina como e até outros Estados.
“O Sisp é uma ferramenta que tem informações relevantíssimas na área de segurança pública no Estado e que permite que o MPF tenha acesso para atendimento das necessidades dos membros aqui em SC e também de membros do MPF de outros Estados da federação”, afirma o analista e assessor chefe da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada da Procuradoria da República em Santa Catarina, Felipe Rhenius Nitzke.
Entre serviços que podem ser alcançados, cita o assessor chefe, estão por exemplo levantamentos para localização de réus em ações penais, cumprimento de sentenças criminais ou cíveis e ações não só de combate ao crime mas também em outras áreas como ambiental, defesa do direito do cidadão e minorias.
“Essa colaboração permite uma atuação mais integrada e facilitada pela integração do sistema utilizado por ambas as instituições. Podemos dizer que com isso tudo é possível aprimorar a prevenção e a repressão ao crime e essa parceria também fortalece muito a confiança e a transparência entre as instituições, o que acaba tendo benefício para toda a sociedade catarinense”, destaca o coordenador do Sisp, o sargento da Polícia Militar de SC, Armando Quadros da Silva Neto.