SSP/SC

Capacitação integra servidores das áreas de inteligência das forças de Segurança de SC e do MPF/SC

A integração entre as forças de Segurança com outros órgãos é uma dos diretrizes do governo de Santa Catarina para melhorar ainda mais a condição catarinense de Estado mais seguro do País.

Neste sentido, uma medida assinada este ano entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e o Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) começou a ser desenvolvida e aprimorada na prática.

Nesta quarta-feira, 29, servidores do MPF em SC, a SSP-SC e as forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica — realizaram uma capacitação de inteligência em ferramentas como o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Os trabalhos aconteceram na sede da SSP, em Florianópolis.

Para o MPF/SC, a cooperação técnica firmada é uma parceria estratégica que trará resultados positivos internos e externos para Santa Catarina como e até outros Estados.

“O Sisp é uma ferramenta que tem informações relevantíssimas na área de segurança pública no Estado e que permite que o MPF tenha acesso para atendimento das necessidades dos membros aqui em SC e também de membros do MPF de outros Estados da federação”, afirma o analista e assessor chefe da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada da Procuradoria da República em Santa Catarina, Felipe Rhenius Nitzke.

Entre serviços que podem ser alcançados, cita o assessor chefe, estão por exemplo levantamentos para localização de réus em ações penais, cumprimento de sentenças criminais ou cíveis e ações não só de combate ao crime mas também em outras áreas como ambiental, defesa do direito do cidadão e minorias.

“Essa colaboração permite uma atuação mais integrada e facilitada pela integração do sistema utilizado por ambas as instituições. Podemos dizer que com isso tudo é possível aprimorar a prevenção e a repressão ao crime e essa parceria também fortalece muito a confiança e a transparência entre as instituições, o que acaba tendo benefício para toda a sociedade catarinense”, destaca o coordenador do Sisp, o sargento da Polícia Militar de SC, Armando Quadros da Silva Neto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support