Café com o Comandante homenageia policiais militares destaques em Santa Catarina
“O compromisso dos militares homenageados e de toda corporação é o que nos torna a melhor avaliada do Brasil”, estas foram as palavras do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, no evento “Café com o Comandante’’, ocorrido nesta terça-feira, 25, no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis.
O evento, teve como objetivo reconhecer e homenagear os militares que se destacaram no trimestre dos Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM’s) e unidades especializadas. Além disto, é uma forma de valorizar o trabalho operacional dos policiais na preservação da Ordem Pública.
Dentre as ações realizadas pelos homenageados, estão apreensão de entorpecentes, confronto contra a guarnição policial, salvamento de pessoas, prisão de criminosos e apreensão de armas de fogo, recaptura de foragidos da Justiça e crimes ambientais.
A cerimônia reuniu 40 policiais militares homenageados de diversas regiões do Estado que, como símbolo do reconhecimento a dedicação, foram agraciados com um elogio que representa a gratidão por cada ato de coragem e serviço exemplar prestados ao povo catarinense.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “celebramos a coragem e a dedicação dos nossos policiais. Cada ação, seja na apreensão de entorpecentes e armas de fogo, prisões ou no salvamento de vidas, reflete o compromisso da nossa corporação n a preservação da Ordem Pública. Parabéns a todos os homenageados, vocês são o orgulho de Santa Catarina”.
Além do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do sub-comandante-geral, coronel Alessandro José Machado, e do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, participaram da solenidade os comandantes regionais da instituição.
Após a entrega dos elogios, a banda de música da PMSC, O Piano Catarinense, prestou uma homenagem ao comandante-geral da corporação, coronel Pelozato, com a entrega de um Dobrado. A melodia foi composta pelo subtenente da reserva remunerada Giovane Cascaes Pacheco e executada pela renomada banda da instituição.
A peça musical foi criada especialmente para homenageá-lo, simbolizando a admiração e o respeito pela carreira dedicada à PMSC e o constante desejo de melhorar a qualidade de vida do povo de Santa Catarina. O reconhecimento foi entregue pela chefe do Centro de Comunicação Social da instituição, tenente-coronel Nycia Francielle Curcino Neto, o subtenente da reserva remunerada Giovane Cascaes Pacheco e integrantes da Banda de Música da PMSC.
Confira os atos realizados pelos policiais militares
1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) – Sd Maia e Sd Luiz pelo elevado nível de comprometimento na ocorrência em que, ao abordar um veículo, o motorista empreendeu fuga, causando acidente; logo foi preso com uma pistola 9mm.
2º CRPM – Cb Martinelli e Sd Kelvin, por terem atuado de forma exemplar ao atender uma ocorrência de apoio da Secretaria de Obras, em que uma mulher, insatisfeita com problemas estruturais na rua de sua residência, ameaçou atear fogo em si mesma, causando risco iminente; a ação efetiva da guarnição garantiu a segurança da mulher e dos funcionários presentes.
3º CRPM – Cb Beduschi, Cb Cinegoski, Cb Lorenz e Cb George, comprometidos com o serviço policial, localizaando os suspeitos em posse de um revólver calibre 38, drogas e colete balístico após cometer o crime de tentativa de homicídio contra uma conveniência.
4º CRPM – Cb Romeu, Sd Willian, Sd Maroitan e Sd Figueiró, por terem se destacado ao efetuar a prisão de dois homens com posse de drogas e inúmeras passagens policiais.
5º CRPM – Cb Serafim e Cb Monte Castro, pelo atendimento da ocorrência de estupro de vulnerável, a qual gerou grande repercussão, encontrando a criança que estava desaparecida juntamente com o autor.
6º CRPM – St Panato e St Cardoso, os policiais se destacam por suas competências técnicas e habilidades em promover um ambiente de trabalho colaborativo e positivo.
7º CRPM – Cap Peixoto, Cap Knoener, 3º Sgt Natalino e Cb Krischnegg, por atuar de forma exemplar no atendimento da ocorrência em frente a uma unidade de educação infantil onde um homem foi morto por diversos disparos de arma de fogo; os autores foram identificados e presos.
8º CRPM – 3º Sgt Souza, Cb Cristhian e Cb Ferreira, comprometidos na articulação interagências, resultando na apreensão de 796 kg de maconha e prisão dos autores.
9º CRPM – 2º Sgt Roberto, 3º Sgt Scherner, 3º Sgt Pinheiro e Cb Flores, que se destacaram ao promover a Ordem Pública através de prisões de criminosos ao longo dos últimos meses.
10º CRPM – Cb Furlan, quando no atendimento de ocorrência de roubo, no interior de Brunópolis, onde sozinho, quando quatro homens armados renderam um caseiro, efetivando o roubo de armas de fogo, equipamentos agrícolas, materiais diversos e um veículo; ao tempo que atendia a ocorrência e repasse de informações, com a chegada de reforço, prenderam os autores e recuperaram os bens roubados.
11º CRPM – 3º Sgt Peres e Cb Richard, durante ocorrência de tráfico de drogas apreenderam a quantia de 289 kg de maconha.
12º CRPM – 3º Sgt Flávio e Cb Lucas, uma abordagem que resultou na prisão de um homem foragido da Justiça e detenção de um casal que tentou dar fuga ao foragido.
Comando de Missões Especiais (CME) – Cap Bruno, 3º Sgt Thiago, Cb Padilha e Cb Walace atuaram de forma exemplar na ocorrência que resultou na morte de um foragido da Justiça do Estado do Pará, após ele investir contra a guarnição com disparos de arma de fogo; o acusado tinha contra si pelo menos três homicídios, incluindo o assassinato de um policial militar.
Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) – 1º Sgt Robson e Cb Benício, foram exemplos notáveis de atuação na ocorrência de apreensão de quase 700 kg de pescado ilegal.
Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) – St Miguel e Cb Marlon Cavalli, que, durante operações nas rodovias estaduais, realizaram apreensões que superaram três toneladas de entorpecentes.
Clique aqui e confira a galeria de imagens da solenidade.
(Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina)