SSP/SC

Bombeiros revertem parada cardiorrespiratória após 25 minutos de manobras de ressuscitação cardiopulmonar

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Na manhã desta terça-feira, 8 de abril, uma atuação rápida e coordenada entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi decisiva para reverter a parada cardiorrespiratória de um homem de 80 anos, no Centro de Florianópolis.

A guarnição do Quartel Central do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada por volta das 10h e chegou rapidamente ao local com a ambulância ASU-391. Ao identificarem a parada cardiorrespiratória, os bombeiros iniciaram imediatamente os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com compressões torácicas, ventilação mecânica com oxigênio e uso do desfibrilador automático externo (DEA).

Ao todo, foram realizados sete ciclos de RCP e quatro desfibrilações. Diante da gravidade do quadro, foi solicitado o apoio da equipe médica do SAMU, que passou a atuar em conjunto com os bombeiros no atendimento à vítima. 

Durante 25 minutos, os profissionais mantiveram manobras ininterruptas de ressuscitação, demonstrando preparo, dedicação e compromisso com a vida. O esforço conjunto resultou na reversão do quadro clínico e na recuperação dos sinais vitais do paciente, que foi estabilizado e conduzido pelo SAMU a uma unidade hospitalar.

A ocorrência reforça o compromisso do CBMSC com a preservação da vida e a importância da integração entre os serviços de emergência para respostas rápidas e eficazes em situações críticas.

Créditos:
Texto: Soldado Guilherme Hülse e Estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support