BOMBEIROS MILITARES REALIZAM RESGATE AÉREO NO MORRO CAMBIRELA, EM PALHOÇA

Na manhã do último domingo, 06, por volta das 11h50, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para o resgate de uma mulher, de 39 anos, com suspeita de uma fratura na perna, na Trilha Leste do Morro Cambirela, em Palhoça.
A ocorrência foi atendida pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), que, no momento do chamado, encontrava-se empenhado em outra operação de busca por pessoa desaparecida. Diante das informações repassadas pela Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) — incluindo coordenadas geográficas, imagens e relatos — a equipe realizou um planejamento, em conjunto com o comandante de área, para atendimento prioritário ao resgate.
Para o atendimento, foi solicitado o apoio da aeronave Arcanjo-01, que transportou a guarnição do GBS e um tripulante até a coordenada inicial de acesso à trilha. A partir deste ponto, os bombeiros andaram quase uma hora em terreno íngreme e de difícil acesso até localizarem a vítima, consciente, orientada e apresentando intensa dor, edema acentuado e deformidade na região distal do membro inferior direito, impossibilitada de se locomover.
No local, a equipe realizou os procedimentos pré-hospitalares e imobilizou o membro afetado. Após avaliação técnica, foi definida a estratégia de evacuação aérea, sendo aberta uma clareira na vegetação para permitir a operação segura do Arcanjo-01. A vítima e um tripulante foram içados com segurança até local adequado para prosseguimento do atendimento.

Após o resgate, a equipe do GBS retornou pela trilha por aproximadamente uma hora, até alcançar a viatura do comandante de área (AR-237), sendo então reconduzida à base operacional com o veículo AR-180.
Toda a operação foi realizada conforme os protocolos de segurança para operações aéreas e de salvamento, evidenciando a pronta resposta e a integração entre as equipes terrestres e aéreas do CBMSC.

Fonte: (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)