SSP/SC

Alunos soldados participam de treinamento de abordagem a tentativas de suicídio, em Florianópolis

Na última terça-feira, 27, os alunos soldados do Curso de Formação de Praças (CFP) participaram do Treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio (TATS), realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis.

A atividade contou com instruções teóricas e práticas, com foco na Diretriz nº 39-CmdoG, documento que orienta uma atuação mais humanizada do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em ocorrências envolvendo tentantes de suicídio, priorizando a abordagem de dissuasão, o diálogo qualificado e o acolhimento. 

Os conteúdos foram ministrados pela major Fernanda (Estado-Maior), pelo 3º sargento Amorim (1ºBBM) e pelo cabo Gabriel (10ºBBM), que também reforçaram a importância do autocuidado, da atenção à saúde mental e das ações de prevenção e “posvenção” — apoio aos enlutados. Durante as instruções, destacaram que o bem-estar emocional do bombeiro militar é fundamental para um atendimento qualificado e para a construção de uma trajetória profissional saudável.

Ao final do treinamento, os participantes reforçaram o compromisso de praticar uma abordagem sensível, técnica e centrada na vida. Falar sobre prevenção ao suicídio é falar sobre cuidado, acolhimento e preservação da vida.

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support