Agências de inteligência estaduais e federais da segurança pública se unem em SC em curso de análise de risco

Começou nesta segunda-feira, 10, em Florianópolis, o curso “Análise de risco na atividade de inteligência” realizado em parceria pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Pela manhã, no auditório da SSP, o secretário-adjunto que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, deu as boas-vindas aos participantes, que são integrantes de agências de inteligência dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Ceará.

Durante cinco dias, os inscritos estarão reunidos em busca de conhecimento, habilidades e atitudes para a capacitação dos seus integrantes, visando a aplicação da metodologia de análise de riscos para emprego na segurança pública.

“Todos estarão voltados com o único objetivo, que é a análise do risco, a produção do conhecimento e também a mitigação de danos para fornecer subsídios aos gestores a fim de que nós possamos cada vez mais nos tornar o Estado mais seguro do nosso País”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff.

Eficiência para a tomada de decisões

O secretário lembrou as diretrizes do governador Jorginho Mello na segurança pública, a eficiência e a excelência dos serviços prestados pelas forças de Segurança de SC. Além disso, a importância da inteligência para a tomada de decisões associada aos avanços do Estado em tecnologia com o trabalho dos agentes de ponta.

O diretor de Inteligência da SSP-SC, coronel Junio José de Oliveira, afirma que o curso também trará importantes ganhos práticos para o dia a dia dos policiais e servidores. “As habilidades são transferidas no dia a dia, fortalecendo a capacidade de respostas e a resiliência das instituições para a tomada das decisões e o enfrentamento dos desafios”, assinalou.

A abertura teve a participação da SSP-SC, da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Científica, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Representou a Senasp o coronel Carlos Alberto Alves Correa, secretário de polícia institucional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e docente do curso.

O evento é promovido pela diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC, por meio da diretoria de Inteligência.

(Fotos: Divulgação)