SSP/SC

Acadepol sedia o simpósio “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: diálogos sobre feminicídio”

A Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) sedia nesta terça-feira, 15, e quarta-feira, 16, o Simpósio Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. No evento serão debatidos diversos aspectos envolvendo a temática, objeto de um extenso estudo onde um grupo de estudiosos do tema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma pesquisa, em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), coletando dados de homicídios femininos e feminicídios no Estado.

Os dados foram extraídos de inquéritos policiais nos anos de 2018, 2019 e 2020. Ao todo foram coletados 276 procedimentos investigativos de homicídios de mulheres, sendo 142 de feminicídios e 134 de homicídios simples. Também foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas com delegados de polícia das diferentes regiões de Santa Catarina. O trabalho teve a colaboração de delegados, psicólogos, escrivães e agentes de polícia.

A finalização da pesquisa resultou na publicação dos livros Estudos Interdisciplinares sobre Feminicídio e Análise Psicossocial de Homicídios de Mulheres em Santa Catarina e a cartilha Processo de Reconhecimento do Feminicídio a partir de mortes violentas de Mulheres em Santa Catarina.

A equipe de pesquisadores é composta pelos professores do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFSC) Adriano Beiras e Andréia Isabel Giacomozzi, pelas doutorandas Verônica Bem dos Santos e Maiara Leandro e pela doutora em Psicologia Camila Maffioleti Cavaler. A pesquisa também teve a participação de duas bolsistas de Iniciação Científica que colaboraram para a coleta de dados e escrita dos resultados.

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support