SSP/SC

Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social aprova prestação de contas e planejamento do FESP para 2026

Fotos: Ricardo Trida | SSP

A distribuição dos recursos transferidos do Fundo Nacional para o Fundo Estadual de Segurança Pública de Santa Catarina (FESP), para o ano de 2026, foi aprovada pelos membros do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CESPDS-SC), em reunião anual realizada na última quarta-feira, 11, no complexo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). Na ocasião, os integrantes do CESPDS-SC também aprovaram a prestação de contas referente ao ano de 2025.

De acordo com a coordenação do FESP, neste ano o Estado de Santa Catarina tem a previsão de receber, na modalidade fundo a fundo, um total aproximado de R$ 41,6 milhões. Os valores serão distribuídos, conforme critérios técnicos, às Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar, para atuação no enfrentamento à criminalidade violenta, à violência contra a mulher e na valorização dos profissionais.

Em relação ao ano de 2025, foram apresentadas as prestações de contas de cada força de segurança, relativas aos investimentos do FESP. Na sequência, o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, que preside o Conselho, apresentou aos participantes os resultados alcançados no ano passado no combate à violência, muitos deles representando os melhores índices criminais dos últimos 18 anos.

Com o apoio do secretário adjunto, coronel Sinval Santos da Silveira Junior, o chefe da Segurança Pública catarinense também destacou os investimentos no projeto de reconhecimento facial. Em 2025, houve um acordo coletivo entre as instituições para que os recursos do FESP fossem aplicados integralmente na implantação da tecnologia em nível estadual.

“O reconhecimento facial é uma ferramenta que já comprovou sua capacidade e eficiência. Por isso, estamos avançando na ideia de promover um verdadeiro cercamento digital em todo o Estado, de modo a garantir um ambiente cada vez mais seguro. Temos muitos desafios pela frente, mas estamos no caminho certo. Somos o estado mais seguro do país e queremos torná-lo ainda mais seguro”, destacou Flávio Graff.

Sobre o CESPDS-SC

Criado em 2019, o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CESPDS-SC) é um órgão colegiado, de caráter consultivo, vinculado ao Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Pública. Tem a finalidade de atender aos princípios, às diretrizes, aos objetivos e às estratégias da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, bem como propor diretrizes para políticas voltadas à prevenção e repressão da violência e da criminalidade.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support