Projeto Praia Acessível amplia inclusão nas praias catarinenses com cadeiras anfíbias
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou as ações do Projeto Praia Acessível com a ampliação da oferta de cadeiras anfíbias e a realização de atividades inclusivas que garantem banho de mar assistido a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A iniciativa, criada em 2013, já disponibiliza mais de 80 cadeiras anfíbias em aproximadamente 60 praias catarinenses, com uso gratuito e acompanhamento direto de guarda-vidas.
As cadeiras possuem rodas adaptadas para deslocamento na areia e estrutura flutuante, permitindo que o usuário entre na água com segurança. As praias com o serviço ativo, além das condições do mar e localização dos postos de guarda-vidas, podem ser consultadas pelo aplicativo CBMSC Cidadão.
Entrega oficial em Jurerê amplia estrutura na Capital
Na última quinta-feira, 29, em Jurerê Internacional, foi realizada a entrega oficial de novas cadeiras anfíbias que passaram a reforçar o atendimento na Capital. A ação foi promovida pela Associação Florianopolitana de Deficientes (Aflodef), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e o CBMSC.
Aproximadamente 15 pessoas com deficiência participaram da ação de apresentação e orientação sobre o uso dos equipamentos. Além do acesso ao mar, familiares e acompanhantes recebem instruções sobre correntes de retorno, balneabilidade e segurança aquática.
Durante a temporada de verão, 17 cadeiras anfíbias estarão concentradas em três praias do Norte da Ilha: Jurerê, Canasvieiras e Praia do Forte. O atendimento ocorre diariamente das 9h às 15h, com suporte de guarda-vidas treinados.
Ação em Jaguaruna leva 12 alunos da APAE ao mar
No Sul do Estado, uma parceria entre a APAE de Cocal do Sul e o CBMSC garantiu um dia de inclusão e lazer para 12 alunos na Praia de Campo Bom, em Jaguaruna. A atividade utilizou cadeiras anfíbias e contou com acompanhamento direto dos guarda-vidas, permitindo o banho de mar assistido com segurança.
Além da experiência no mar, os estudantes participaram de um momento de convivência com professores e familiares, reforçando o caráter social do projeto, que busca ampliar oportunidades de lazer para públicos que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de atividade.
O comandante do Serviço de Segurança Contra Incêndio de Cocal do Sul, 1º sargento Lucas Matias da Silva, destacou que a ação reforça o compromisso da corporação com a inclusão. “Essa é uma ação de acessibilidade e de inclusão que o Corpo de Bombeiros realiza há alguns anos, por meio do Projeto Praia Acessível. Conseguimos oportunizar esse momento principalmente para alunos que não têm muitas oportunidades de vir à praia ou entrar no mar. Hoje foi um dia muito bom, de sol, e eles aproveitaram bastante”, afirmou.
Inclusão como política permanente
O Projeto Praia Acessível integra as ações permanentes do CBMSC voltadas à inclusão social, segurança aquática e democratização do acesso ao litoral. O serviço é gratuito e funciona conforme a ativação dos postos de guarda-vidas.
As informações sobre praias com cadeiras anfíbias disponíveis podem ser consultadas no aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e iOS.

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina )
