Bombeiros militares salvam recém-nascido vítima de obstrução das vias aéreas em Matos Costa
A atuação rápida e precisa dos Bombeiros Militares de Santa Catarina foi decisiva para salvar a vida de um recém-nascido vítima de obstrução total das vias aéreas, na tarde da última quarta-feira, 22, no município de Matos Costa, Meio-Oeste catarinense.
A ocorrência foi atendida pelo Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Matos Costa, após uma mulher de 42 anos chegar diretamente ao quartel, por volta das 12h30, carregando nos braços seu filho, um bebê de apenas 50 dias de vida, que apresentava sinais de engasgo grave e dificuldade respiratória.
Diante da situação crítica, a guarnição iniciou imediatamente as manobras de desobstrução das vias aéreas indicadas para lactentes. Após três ciclos de atendimento, os bombeiros obtiveram êxito, com a completa liberação das vias respiratórias do recém-nascido.
Com o quadro estabilizado, a mãe e a criança foram encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Matos Costa, onde permaneceram sob observação e cuidados da equipe médica de plantão para avaliação clínica e acompanhamento.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)
