Treinamento aéreo integra curso de guarda-vidas civil do CBMSC em Balneário Rincão
Alunos receberam instrução de técnicas avançadas de resgate e salvamento aquático com o uso de aeronaves de asas rotativas, incluindo exercício de lançamento ao mar
A quarta-feira, 26, foi marcada por um treinamento especial no curso de Guarda-vidas Civil (GVC), em Balneário Rincão. Os 13 alunos e os instrutores guarda-vidas militares participaram de uma instrução conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com a equipe do Serviço Aeropolicial de Santa Catarina (SAER) e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul de Santa Catarina (SARASUL).
Durante a atividade, a aeronave utilizada pelo SAER foi apresentada aos participantes, que também conheceram as possibilidades de emprego do serviço aéreo em ocorrências no litoral. “Essa parceria permite que os futuros guarda-vidas compreendam como acionar a equipe e de que forma o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) especializado, voltado para casos de afogamento, pode ser realizado à beira-mar. Além disso, os alunos GVCs foram orientados sobre como apoiar a equipe médica durante os atendimentos”, ressaltou o capitão Felipe Daniel, que acompanhou o treinamento.
Ao final, três alunos tiveram a oportunidade de realizar um salto da aeronave, simulando uma situação real em que os guarda-vidas podem ser lançados ao mar para auxiliar em buscas e resgates. O dia também foi marcado pelas aulas práticas e teóricas, além das atividades físicas realizadas diariamente.
Atualmente, o serviço aéreo no Sul é realizado pelo SAER, da Polícia Civil, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ressalta-se que o CBMSC através do Governo do Estado também mantém operações aéreas em diversas regiões do estado por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), com as aeronaves “Arcanjo”, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e SAMU que atuam em resgates aeromédicos, combate a incêndios, busca e salvamento e transporte de órgãos e materiais.
A frota inclui helicópteros e aviões, com bases em Florianópolis, Joaçaba e Blumenau, atendendo todo o território catarinense. Orientações de segurança durante pousos de helicópteros em emergências são essenciais para o atendimento com segurança em ocorrências de afogamento:
- Banhistas e pessoas que estiverem na praia devem se afastar, para que a área de sobrevoo e pouso seja isolada.
- Objetos soltos que possam ser lançados pelo vento das pás do helicóptero devem ser retirados, principalmente guarda-sóis e cadeiras de praia.
- Se estiver próximo, nunca corra ou se aproxime da aeronave durante o pouso ou decolagem.
- Mantenha distância segura.
- Aguarde instruções dos guarda-vidas ou da equipe de emergência antes de realizar qualquer movimento.
- Evite filmar ou tirar fotos muito perto da aeronave, para não se expor a riscos.
- Garanta que animais de estimação e crianças estejam distantes da zona de pouso, mantendo-as seguras.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)
