SSP/SC

Treinamento aéreo integra curso de guarda-vidas civil do CBMSC em Balneário Rincão

Alunos receberam instrução de técnicas avançadas de resgate e salvamento aquático com o uso de aeronaves de asas rotativas, incluindo exercício de lançamento ao mar

A quarta-feira, 26, foi marcada por um treinamento especial no curso de Guarda-vidas Civil (GVC), em Balneário Rincão. Os 13 alunos e os instrutores guarda-vidas militares participaram de uma instrução conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com a equipe do Serviço Aeropolicial de Santa Catarina (SAER) e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul de Santa Catarina (SARASUL). 

Durante a atividade, a aeronave utilizada pelo SAER foi apresentada aos participantes, que também conheceram as possibilidades de emprego do serviço aéreo em ocorrências no litoral. “Essa parceria permite que os futuros guarda-vidas compreendam como acionar a equipe e de que forma o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) especializado, voltado para casos de afogamento, pode ser realizado à beira-mar. Além disso, os alunos GVCs foram orientados sobre como apoiar a equipe médica durante os atendimentos”, ressaltou o capitão Felipe Daniel, que acompanhou o treinamento.

Ao final, três alunos tiveram a oportunidade de realizar um salto da aeronave, simulando uma situação real em que os guarda-vidas podem ser lançados ao mar para auxiliar em buscas e resgates. O dia também foi marcado pelas aulas práticas e teóricas, além das atividades físicas realizadas diariamente.

Atualmente, o serviço aéreo no Sul é realizado pelo SAER, da Polícia Civil, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ressalta-se que o CBMSC através do Governo do Estado também mantém operações aéreas em diversas regiões do estado por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), com as aeronaves “Arcanjo”, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e SAMU que atuam em resgates aeromédicos, combate a incêndios, busca e salvamento e transporte de órgãos e materiais.

A frota inclui helicópteros e aviões, com bases em Florianópolis, Joaçaba e Blumenau, atendendo todo o território catarinense. Orientações de segurança durante pousos de helicópteros em emergências são essenciais para o atendimento com segurança em ocorrências de afogamento:

  • Banhistas e pessoas que estiverem na praia devem se afastar, para que a área de sobrevoo e pouso seja isolada.
  • Objetos soltos que possam ser lançados pelo vento das pás do helicóptero devem ser retirados, principalmente guarda-sóis e cadeiras de praia.
  • Se estiver próximo, nunca corra ou se aproxime da aeronave durante o pouso ou decolagem.
  • Mantenha distância segura.
  • Aguarde instruções dos guarda-vidas ou da equipe de emergência antes de realizar qualquer movimento.
  • Evite filmar ou tirar fotos muito perto da aeronave, para não se expor a riscos.
  • Garanta que animais de estimação e crianças estejam distantes da zona de pouso, mantendo-as seguras.

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support