SSP/SC

Conen representa Santa Catarina no 10º Congresso Internacional Freemind em Brasília

O presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (Conen), Marcos Edwin Mey, e o vice-presidente Fernando Henrique da Silveira participaram, entre os dias 16 e 19 de novembro, do 10º Congresso Internacional Freemind 2025, realizado em Brasília. O evento é um dos mais relevantes do país no debate sobre dependências químicas e vícios comportamentais, reunindo especialistas, gestores públicos, lideranças sociais e representantes da sociedade civil.

A comitiva catarinense integrou a programação oficial do congresso, que também abrigou o 2º Fórum Nacional de Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas sobre Drogas, espaço estratégico para alinhamento de ações e fortalecimento da atuação dos conselhos em todo o Brasil.

Ao longo dos quatro dias, o Freemind ofereceu uma programação robusta, com mais de 60 horas de painéis, palestras e mesas-redondas, conduzidas por mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais. As atividades abordaram prevenção, tratamento, políticas públicas, reinserção social e novas abordagens sobre saúde mental e vícios comportamentais.

O congresso também dedicou dois dias a debates com o Departamento de Prevenção, Atenção e Reinserção Social (DEPAD) e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), proporcionando troca de experiências e integração entre gestores federais, estaduais e municipais.

Participação estratégica

Para o presidente Marcos Edwin Mey, a participação no evento reforça o compromisso do Conen em buscar práticas atualizadas e alinhadas às tendências nacionais. O vice-presidente Fernando Henrique da Silveira destacou que o congresso fortalece a integração entre os conselhos estaduais e municipais e contribui diretamente para aprimorar as políticas públicas de prevenção e enfrentamento às drogas em Santa Catarina.

Com a presença no Freemind 2025, o Conen retorna ao Estado com novas perspectivas, conexões e subsídios técnicos para fortalecer ações e orientar decisões no campo das políticas sobre drogas. O Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina é vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).

Espaços de interação e inovação

Além da área científica, com apresentação de pesquisas em formato oral e pôster, o Freemind contou com 50 estandes apresentando tecnologias, serviços e soluções inovadoras voltadas à prevenção e ao tratamento das dependências. O evento também contou com o Espaço Parceiros & Amigos do Freemind, ambiente voltado ao networking e à conexão entre instituições e apoiadores.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.g
ov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support