Conen representa Santa Catarina no 10º Congresso Internacional Freemind em Brasília
O presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (Conen), Marcos Edwin Mey, e o vice-presidente Fernando Henrique da Silveira participaram, entre os dias 16 e 19 de novembro, do 10º Congresso Internacional Freemind 2025, realizado em Brasília. O evento é um dos mais relevantes do país no debate sobre dependências químicas e vícios comportamentais, reunindo especialistas, gestores públicos, lideranças sociais e representantes da sociedade civil.
A comitiva catarinense integrou a programação oficial do congresso, que também abrigou o 2º Fórum Nacional de Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas sobre Drogas, espaço estratégico para alinhamento de ações e fortalecimento da atuação dos conselhos em todo o Brasil.
Ao longo dos quatro dias, o Freemind ofereceu uma programação robusta, com mais de 60 horas de painéis, palestras e mesas-redondas, conduzidas por mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais. As atividades abordaram prevenção, tratamento, políticas públicas, reinserção social e novas abordagens sobre saúde mental e vícios comportamentais.
O congresso também dedicou dois dias a debates com o Departamento de Prevenção, Atenção e Reinserção Social (DEPAD) e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), proporcionando troca de experiências e integração entre gestores federais, estaduais e municipais.
Participação estratégica
Para o presidente Marcos Edwin Mey, a participação no evento reforça o compromisso do Conen em buscar práticas atualizadas e alinhadas às tendências nacionais. O vice-presidente Fernando Henrique da Silveira destacou que o congresso fortalece a integração entre os conselhos estaduais e municipais e contribui diretamente para aprimorar as políticas públicas de prevenção e enfrentamento às drogas em Santa Catarina.
Com a presença no Freemind 2025, o Conen retorna ao Estado com novas perspectivas, conexões e subsídios técnicos para fortalecer ações e orientar decisões no campo das políticas sobre drogas. O Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina é vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).
Espaços de interação e inovação
Além da área científica, com apresentação de pesquisas em formato oral e pôster, o Freemind contou com 50 estandes apresentando tecnologias, serviços e soluções inovadoras voltadas à prevenção e ao tratamento das dependências. O evento também contou com o Espaço Parceiros & Amigos do Freemind, ambiente voltado ao networking e à conexão entre instituições e apoiadores.
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br
