SSP/SC

Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC em Joaçaba alcança 300 missões realizadas

Nesta sexta-feira, 14, o avião Arcanjo-04, operado pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em parceria com o SAMU Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde, atingiu a marca de 300 ocorrências atendidas desde o início das operações em Joaçaba, em 11 de abril de 2024. O número consolida a base como um dos principais eixos de resposta rápida em casos de urgência e emergência na região.

Ao longo de um ano e sete meses de atuação, o BOA Joaçaba vem se destacando especialmente nos transportes aeromédicos inter-hospitalares, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento de pacientes críticos. O emprego da aeronave permite ampliar a área de cobertura e garantir que casos de alta complexidade receba

“A marca das 300 missões evidencia tanto a demanda reprimida existente no Meio-Oeste e Oeste quanto a capacidade técnica, logística e operacional do CBMSC e do SAMU Aeromédico. A estrutura implantada em Joaçaba passou a oferecer uma alternativa ágil e segura para situações em que cada minuto faz diferença.”, reforça o tenente-coronel Hugo Manfrin Dallossi, comandante do BOA

Missão número 300: auxílio à gestante em risco

A 300ª missão ocorreu nesta sexta-feira, 14: uma gestante de 24 anos, com complicações graves (pré-eclâmpsia), foi transportada do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, para o Imigrantes Hospital e Maternidade, em Brusque, referência em UTI neonatal.

O trajeto de mais de 600 quilômetros, que levaria cerca de 10 horas por via terrestre, foi realizado pela aeronave Arcanjo-04 em 1 hora e 40 minutos, garantindo rapidez e segurança à paciente e ao bebê.

BOA Joaçaba em números

Desde sua abertura e o atendimento da primeira ocorrência em 15 de abril de 2024, a base Joaçaba realizou 300 missões com aproximadamente 840 horas de voo, tendo a média de 2,8 horas de voo por ocorrência. Entre pacientes e acompanhantes, já foram transportadas aproximadamente 540 pessoas.

Como perfil dos pacientes atendidos, a maioria caracteriza-se como “infantil” (31,7%), “adulto” (30,9%) e “neonato” (18%).

Os municípios mais atendidos, por meio de seus aeroportos, incluem Joaçaba, Videira, Caçador, Lages, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste, abrangendo desde o Planalto Serrano até o Extremo-Oeste.

“Com o marco das 300 missões, o CBMSC reforça, por meio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde, o compromisso de aprimorar e expandir o atendimento emergencial à população catarinense. A atuação da 4ª Base do BOA reafirma o papel estratégico das operações aéreas para garantir respostas rápidas, qualificadas e humanizadas”, reforça o tenente-coronel. 

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support