SSP/SC

Estados brasileiros que compõem o SulMaSSP assinam a “Carta de Florianópolis” e reforçam compromissos com a Segurança Pública

A união de esforços no combate ao crime organizado ganhará ainda mais força na região dos estados que integram o SulMaSSP com a assinatura da “Carta de Florianópolis”, documento produzido nesta quarta-feira, 12, pelos líderes da Segurança Pública dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O documento reúne os principais resultados alcançados na 5ª edição do encontro interestadual SulMaSSP que, pela primeira vez, ocorreu na Capital catarinense.

Um dos grandes destaques do 5º SulMaSSP foi o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os cinco Estados, que permitirá o compartilhamento seguro de bancos de imagens de pessoas com restrições judiciais ou desaparecidas, além de registros de passagens veiculares capturados por sistemas de leitura automática de placas (OCR/LPR). A medida visa interligar bases biométricas estaduais, otimizando a identificação e localização de indivíduos ou veículos de interesse policial e judicial. O compartilhamento controlado dessas informações tornará a atuação das forças de segurança mais ágil e eficiente, ampliando a capacidade investigativa e de resposta.

Outro avanço foi a decisão pela implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública do SulMaSSP, uma plataforma tecnológica inédita no Brasil, voltada à interoperabilidade e cruzamento de dados entre ocorrências, investigações e mandados de prisão. O sistema permitirá uma visão regional e preditiva das ameaças, fortalecendo a inteligência policial e o enfrentamento coordenado ao crime organizado, especialmente aos delitos que ultrapassam fronteiras estaduais, como o tráfico de drogas, contrabando e roubo de cargas.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Graff, considerou de extrema relevância os avanços alcançados na edição catarinense do SulMaSSP, especialmente no que diz respeito à integração de sistemas de monitoramento e de informações policiais. Ambas as propostas apresentadas foram desenvolvidas pela SSP-SC e apresentam grande potencial de resultados a partir do compartilhamento dos bancos de dados estaduais, o que, segundo ele, vai garantir suporte técnico inédito no combate ao crime organizado.

“O compartilhamento dos bancos de imagens estaduais nos trará mais eficiência nas investigações de crimes, especialmente a partir de projetos de reconhecimento facial, que terão sua capacidade extremamente ampliada com as informações dos cinco estados. Da mesma forma, o cruzamento de dados de ocorrências, investigações e mandados de prisão em nível regional, com base no SISP catarinense, dará às nossas Polícias condições para agir de forma preditiva, planejada e precisa, elevando o padrão de segurança e tornando as agências do SULMaSSP uma força coesa e altamente responsiva”, explica o secretário.

Durante os dois dias de debates, os secretários de Estado e representantes das forças de segurança reafirmaram o compromisso de fomentar ações conjuntas que promovam mais eficiência, integração tecnológica e proteção à população. O encontro resultou na aprovação de medidas concretas e inovadoras, que elevam o patamar da atuação policial na região Sul e Sudeste.

Além de Flávio Graff, também assinaram o documento o secretário de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), Mario Yukio Ikeda; o secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), delegado Osvaldo Nico Gonçalves; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS), Antônio Carlos Videira; e o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), coronel PM Adilson Luiz Lucas Prusse.

» » » Veja também
SC recebe líderes da segurança pública de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul no SulMaSSP

Debates temáticos fortalecem ações operacionais

Além das deliberações estratégicas, os grupos de trabalho das instituições estaduais discutiram temas específicos para aprimorar a atuação de cada corporação. Os Polícias Militares avaliaram os impactos do fluxo migratório nas regiões Sul e Sudeste e as tratativas para a incorporação de militares temporários. Já os Policiais Civis abordaram mecanismos de recuperação de ativos obtidos por atividades criminosas, com o objetivo de reduzir custos públicos e desestimular práticas ilícitas.

Os representantes dos Corpos de Bombeiros Militares discutiram um acordo de cooperação técnica para atuação conjunta em desastres naturais, fortalecendo a capacidade de resposta e minimizando prejuízos em situações de emergência. Polícias Penais avançaram na criação de um Procedimento Operacional Padrão para o recambiamento interestadual de presos. E as Polícias Científicas definiram estratégias de uso integrado dos bancos periciais no combate ao crime organizado.

Ao fim do encontro, os secretários ratificaram o compromisso de manter o compartilhamento de informações, estratégias e boas práticas, consolidando um verdadeiro cinturão de segurança regional. A meta é garantir mais proteção, eficiência e integração entre os cinco Estados, beneficiando milhões de cidadãos.


Confira mais fotos na galeria:
»»» Primeiro dia (11/11)
»»» Segundo dia (12/11)

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.g
ov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support