SSP-SC integra missão internacional sobre segurança escolar nos Estados Unidos
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), representada pelo Capitão Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin, participa de uma missão oficial nos Estados Unidos, com agenda em Washington (D.C.) e Nova Iorque (NY) entre os dias 8 e 16 de novembro de 2025. A iniciativa faz parte das ações do Comitê INTEGRA e do Governo do Estado de Santa Catarina, voltadas à consolidação de políticas públicas sustentáveis de segurança e paz nas escolas.
Durante a missão, a delegação catarinense apresenta ao Banco Mundial – Fundo de Apoio a Projetos de Inclusão, Educação e Paz Social as propostas do “PROTEGE SC – Programa Estadual de Segurança Escolar Integrada” e “Vamos Salvar o Dia – Não Terceirize o Amor”, ambos com participação técnica e institucional da SSP-SC.
O PROTEGE SC propõe um modelo inovador de segurança escolar integrada, que combina infraestrutura, tecnologia, formação humana e sustentabilidade ambiental. O objetivo é transformar escolas em territórios de paz, acolhimento e aprendizado seguro, por meio de ações articuladas entre educação, segurança pública e comunidade. Já o projeto “Vamos Salvar o Dia – Não Terceirize o Amor”, inspirado na frase do pequeno Bernardo Pabst da Cunha, busca reconectar famílias e fortalecer vínculos afetivos como forma de prevenir a violência e o sofrimento emocional de crianças e adolescentes
A programação contempla encontros estratégicos, visitas técnicas e reuniões bilaterais em instituições de ensino, órgãos multilaterais e centros de referência em segurança e saúde mental. Dentre as visitas técnicas estão: Universidade de Columbia; Embaixada do Brasil em Washington; Banco Mundial (World Bank Group); Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque e na empresa líder mundial em sistemas de controle de acesso e portas de segurança, seguida de visita a um distrito escolar da região.
Compromisso com a Educação e a Paz
A SSP-SC é uma das instituições fundadoras e mais atuantes no Comitê INTEGRA, órgão de governança interinstitucional criado após os episódios de violência escolar em Santa Catarina e oficializado através da Lei n. 18878/24 pelo Governador Jorginho Mello.
O comitê reúne a Secretaria da Educação, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Federação Catarinense dos Municípios, Defesa Civil, Ministério Público, além de entidades da sociedade civil, com o objetivo de desenvolver políticas integradas de prevenção e resposta a crises.
O Governo do Estado mantém o Programa Escola Mais Segura, coordenado pela SSP-SC, em que mais de 440 policiais e bombeiros fortalecem a presença preventiva nas unidades escolares e promove ações permanentes de cultura de paz, mediação de conflitos e formação cidadã.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
