Números da Segurança Pública catarinense são apresentados em evento da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
(Foto: Divulgação)
Os índices criminais e o trabalho de excelência que fazem de Santa Catarina o Estado mais seguro do País foram apresentados nesta terça-feira, 4, a empresários e membros da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Os dados foram divulgados em palestra ministrada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, com a participação do comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), em Florianópolis, tenente-coronel PM Dhiogo Cidral de Lima.
O coronel Graff apresentou números que evidenciam a queda significativa em diversos índices de criminalidade nos últimos anos, com ênfase nos resultados históricos alcançados em 2024 e no primeiro semestre de 2025. Em 2024, Santa Catarina alcançou, pela sétima vez consecutiva, o primeiro lugar em segurança pública no Ranking de Competitividade dos Estados, conquistando o melhor desempenho em segurança patrimonial e o segundo lugar em segurança pessoal. A tendência se confirmou também nos primeiros seis meses de 2025, quando os indicadores de mortes violentas, homicídios, roubos, roubos e furtos de veículos e roubos e furtos a instituições financeiras atingiram os menores percentuais da última década para o período.
“Os resultados que apresentamos refletem o trabalho de excelência realizado pelas forças de segurança em todas as regiões do Estado, somado aos fatores sociais e econômicos que tornam Santa Catarina um dos melhores lugares do País para viver. Além de ser o Estado mais seguro, também lideramos em capital humano, temos uma das menores taxas de desemprego do mundo e uma economia forte, que gera oportunidades e qualidade de vida. A união da competência das nossas instituições e da dedicação do povo catarinense é o que garante um futuro cada vez mais promissor para Santa Catarina”, destacou o secretário.
Ações de enfrentamento à violência
Durante o encontro, o secretário Flávio Graff apresentou os principais projetos coordenados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) voltados ao enfrentamento da criminalidade e ao fortalecimento da inteligência policial. Entre as iniciativas em desenvolvimento estão o Cadastro de Pedófilos e Agressores Sexuais, que reunirá informações de condenados com trânsito em julgado, e o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, que utilizará reconhecimento facial para auxiliar na identificação de desaparecidos e no cruzamento de dados com a Justiça.
O secretário também destacou a regulamentação da Lei nº 18.987/2024, que prevê multa para quem for flagrado portando ou consumindo entorpecentes em locais públicos. Segundo ele, já foram autuadas mais de 600 pessoas em todo o Estado. Ainda, o Projeto de Reconhecimento Facial, que se encontra em fase de licitação e prevê um investimento de R$ 40 milhões, além do Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres, com ações integradas entre segurança pública, assistência social e educação para os próximos dez anos.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br
