SSP/SC

PMSC realiza abertura do I Seminário Estadual da Rede Catarina em Florianópolis

Na tarde de segunda-feira, 3, foi realizada em Florianópolis a solenidade de abertura do I Seminário Estadual da Rede Catarina de Proteção à Mulher, promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O evento marca um importante passo no fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado, reunindo mais de 100 policiais militares, entre os 91 participantes do curso de capacitação e a equipe de coordenação.

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, que declarou oficialmente abertos os trabalhos do seminário. Em sua fala, a vice-governadora destacou o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com a proteção das mulheres catarinenses.

“As portas do meu gabinete estão sempre abertas. Nosso objetivo é garantir que as forças de segurança tenham todas as condições necessárias para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou Marilisa Boehm.

O comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, também destacou a importância do evento e o protagonismo da corporação em iniciativas inovadoras. “É um orgulho fazer parte do primeiro Seminário Estadual da Rede Catarina. Este ano, a PMSC tem sido palco da realização de novos projetos e, com certeza, muitos outros virão, sempre com o propósito de aprimorar o serviço prestado à sociedade catarinense”, ressaltou o comandante-geral.

Também prestigiaram o evento o subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, a secretária adjunta do Estado, Milena Anderson Lopes, a anfitriã do evento e chefe da Secretaria de Programas Institucionais, tenente-coronel Naima Huk Amarante, além da desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Hildemar Meneguzzi de Carvalho, e da delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs).

Durante a solenidade, policiais militares foram homenageados com a moeda Amigo Catarina, símbolo de reconhecimento pela colaboração e apoio prestados à Rede Catarina de Proteção à Mulher. A homenagem expressa o agradecimento da PMSC a pessoas e instituições que, com dedicação, comprometimento e sensibilidade, têm contribuído para o fortalecimento das ações de combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. Os agraciados foram responsáveis por iniciar e dar continuidade, com excelência, ao programa Rede Catarina, consolidando-o como referência nacional em políticas de proteção à mulher.

A palestra de abertura foi ministrada pela promotora de Justiça, Chimelly Louise de Resenes Marcon, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em razão de gênero (NEAVID), que abordou os desafios e perspectivas na articulação interinstitucional para o enfrentamento à violência de gênero.

O seminário segue com programação voltada à capacitação, integração e troca de experiências entre os policiais militares que atuam na Rede Catarina, reforçando o compromisso da PMSC com a proteção das mulheres catarinenses e o fortalecimento das políticas públicas de segurança e cidadania.

(Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support