PMSC realiza abertura do I Seminário Estadual da Rede Catarina em Florianópolis
Na tarde de segunda-feira, 3, foi realizada em Florianópolis a solenidade de abertura do I Seminário Estadual da Rede Catarina de Proteção à Mulher, promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O evento marca um importante passo no fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado, reunindo mais de 100 policiais militares, entre os 91 participantes do curso de capacitação e a equipe de coordenação.
A cerimônia contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, que declarou oficialmente abertos os trabalhos do seminário. Em sua fala, a vice-governadora destacou o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com a proteção das mulheres catarinenses.
“As portas do meu gabinete estão sempre abertas. Nosso objetivo é garantir que as forças de segurança tenham todas as condições necessárias para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou Marilisa Boehm.
O comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, também destacou a importância do evento e o protagonismo da corporação em iniciativas inovadoras. “É um orgulho fazer parte do primeiro Seminário Estadual da Rede Catarina. Este ano, a PMSC tem sido palco da realização de novos projetos e, com certeza, muitos outros virão, sempre com o propósito de aprimorar o serviço prestado à sociedade catarinense”, ressaltou o comandante-geral.
Também prestigiaram o evento o subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, a secretária adjunta do Estado, Milena Anderson Lopes, a anfitriã do evento e chefe da Secretaria de Programas Institucionais, tenente-coronel Naima Huk Amarante, além da desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Hildemar Meneguzzi de Carvalho, e da delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs).
Durante a solenidade, policiais militares foram homenageados com a moeda Amigo Catarina, símbolo de reconhecimento pela colaboração e apoio prestados à Rede Catarina de Proteção à Mulher. A homenagem expressa o agradecimento da PMSC a pessoas e instituições que, com dedicação, comprometimento e sensibilidade, têm contribuído para o fortalecimento das ações de combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. Os agraciados foram responsáveis por iniciar e dar continuidade, com excelência, ao programa Rede Catarina, consolidando-o como referência nacional em políticas de proteção à mulher.
A palestra de abertura foi ministrada pela promotora de Justiça, Chimelly Louise de Resenes Marcon, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em razão de gênero (NEAVID), que abordou os desafios e perspectivas na articulação interinstitucional para o enfrentamento à violência de gênero.
O seminário segue com programação voltada à capacitação, integração e troca de experiências entre os policiais militares que atuam na Rede Catarina, reforçando o compromisso da PMSC com a proteção das mulheres catarinenses e o fortalecimento das políticas públicas de segurança e cidadania.
(Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina)
