SSP/SC

97ª Reunião do Consesp debate integração, tecnologia e avanços legislativos na segurança pública

Fotos: Divulgação

O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) realizou sua 97ª reunião com a presença dos secretários de Segurança das 27 unidades da Federação. O encontro, voltado ao fortalecimento da integração entre os estados, ao uso de novas tecnologias e ao debate de propostas legislativas para o aprimoramento da segurança pública, entre outros temas, teve início na última quinta-feira (23) e encerramento neste sábado (25), na cidade de São Paulo.

As atividades foram realizadas no Centro de Convenções São Paulo Expo, paralelamente ao Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2025, um dos principais eventos latino-americanos de Segurança Pública e atividade policial.

O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, ressaltou a alta relevância dos temas debatidos na reunião do Consesp, como a lei de combate às organizações criminosas e a atuação integrada em nível nacional com o Ministério Público e a Polícia Federal, por meio do Sistema Nacional de Informações Criminais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, a regulação de crimes financeiros, a legislação sobre revista policial e a aplicação de tecnologia no combate à criminalidade também foram destaques do encontro.

“Discutimos assuntos que representam um incremento significativo para a reafirmação da ordem, da paz, da harmonia, da qualidade de vida e da segurança pública como um todo. Santa Catarina se une aos demais estados para debater, junto ao Consesp, os grandes temas que envolvem a segurança pública brasileira. Além disso, a reunião ocorreu durante o COP Internacional 2025, onde tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos e conhecer as novidades do setor”, relatou.

O coronel Flávio Graff também destacou a presença das forças de segurança catarinenses no COP Internacional 2025, reconhecendo a relevância do evento para o aprimoramento das instituições. “Quero enaltecer as participações das Polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) neste grande evento. Trata-se de uma iniciativa voltada a ampliar nosso conhecimento, nosso arcabouço e nossa cultura sobre segurança pública, além de trazer boas práticas, ratificando aquilo que já fazemos em nosso Estado, que hoje é considerado o mais seguro do Brasil”, concluiu.

Avanços legislativos

Dos nove anteprojetos propostos pelo Consesp e entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, oito já foram convertidos em projetos de lei, sendo quatro deles aprovados pela Câmara e encaminhados ao Senado Federal. As propostas tratam de temas como Mecanismos de atuação colaborativa entre órgãos de controle e persecução penal; Aumento de pena para homicídio e lesão corporal contra agentes do Estado; Repressão a crimes praticados por organizações criminosas; Tipificação do crime de domínio de cidades, conhecido como “novo cangaço”.

Segundo o presidente do Consesp, Sandro Avelar, as medidas refletem a experiência prática dos gestores e operadores da segurança pública nos estados e reforçam o compromisso com o aperfeiçoamento das políticas de segurança em âmbito nacional.

Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support