SSP/SC

Corpo de Bombeiros Militar participa da Operação Virtude no combate à violência contra a pessoa idosa

Ações são realizadas durante o mês de outubro por todo o estado

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está engajado na Operação Virtude, uma ação nacional de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é coordenada no estado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC), em parceria com os órgãos de segurança pública catarinenses. A mobilização acontece ao longo de todo o mês de outubro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. 

A operação tem como objetivo combater crimes contra idosos por meio de ações preventivas, repressivas e de inteligência, garantindo a proteção integral desse grupo vulnerável. No âmbito do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), estão sendo realizadas vistorias técnicas em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), localizadas nas cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e à Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). 

Para tornar essa experiência mais acolhedora e humanizada, o binômio formado pelo cão Bono e o sargento Matheus Premoli realizou uma visita especial ao Lar Beneficente São Vicente de Paulo, em Araranguá, onde vivem 39 idosos. A ação proporcionou um momento de descontração e afeto aos residentes. A coordenadora da instituição, Vanda Stecanella Garcia, destaca a importância desse tipo de iniciativa. “Muitos dos idosos que estão aqui hoje já tiveram algum animal de estimação e sentem falta disso. O Bono traz essas lembranças e alegra o dia deles. Depois da visita, eles comentam como foi bom e isso impacta positivamente tanto na saúde física quanto mental”, relata Vanda.

Em Araranguá, a Casa de Repouso Família Biz, que atende 23 idosos, também recebeu a visita do binômio. A dupla é formada por um bombeiro militar e um cão de busca, especializada em resgates em situações de emergência. Essa parceria é treinada intensivamente para encontrar pessoas desaparecidas em cenários como desastres naturais ou outras ocorrências. Quando possível, são realizadas as visitas institucionais, que além de promover o bem-estar ao público, são benéficas aos cães ao lidarem com diferentes tipos de pessoas. 

Programa “Bombeiro Amigo 60+”

Além dessas ações, também está sendo realizado o programa “Bombeiro Amigo 60+”, realizado na Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). O projeto é voltado à promoção da qualidade de vida e integração social e visa capacitá-los para agir em situações de emergência em casa e na comunidade. “Essa é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências para os mais velhos, que mostra que a segurança e a prevenção são importantes em qualquer idade”, ressalta o major Renan Fernandes, subcomandante do 4° BBM.

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support