Santa Catarina recebe encontro nacional de aviação de segurança pública

Desde o dia 28 de setembro, agentes de segurança dos estados brasileiros e de outros países estão reunidos na capital catarinense para participar do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública – Enavseg 2025, realizado no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. O evento reúne pilotos, operadores, mecânicos, gestores, autoridades e entusiastas da aviação em competições, exposições de novas tecnologias e palestras sobre os principais temas ligados à atividade. A edição deste ano, que vai até o dia 2 de outubro, é alusiva às comemorações do aniversário de 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina.
Representando o governador Jorginho Mello na solenidade de abertura, realizada nesta terça-feira, dia 30, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Rogério Pereira Graff, deu as boas-vindas às mais de 40 delegações presentes. O secretário destacou a importância fundamental da atividade aeropolicial no contexto da segurança pública, ao recordar a maior operação de aviação já empreendida com aeronaves de resgate e defesa civil na América Latina: a tragédia do Morro do Baú, no Vale do Itajaí, em 2008.
“As aeronaves das nossas forças de segurança atuam de forma preponderante e não se limitam a missões policiais. Operam em resgate, busca e salvamento, defesa civil, fiscalização ambiental, fiscalização de fronteira, combate a incêndios, transporte de órgãos e transporte aeromédico. Vejam a importância das multitarefas que todos os senhores acabam cumprindo em suas rotinas. O Enavseg é uma oportunidade ímpar de compartilhar boas práticas, discutir novas tecnologias, debater doutrinas, regulamentações e, acima de tudo, fortalecer os laços que nos unem em propósito à segurança pública, à salvaguarda, à ajuda às pessoas e àqueles que nos acionam”, ressaltou.

Graff, que acaba de assumir, também de forma cumulativa, a presidência do Detran de Santa Catarina, destacou ainda o bom momento vivido pela Segurança Pública do Estado, considerada a melhor do Brasil pelo sétimo ano consecutivo. Segundo ele, as taxas de homicídios registradas nos meses de junho, julho e agosto foram as mais baixas desde 2008, quando se iniciou a série histórica.
“Nossa expectativa é que tenhamos um ano fantástico, exatamente fruto da integração do trabalho das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, somado às parcerias frutíferas com outros poderes, órgãos e instituições, sobretudo no âmbito da aviação”, reforçou.
Também participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel PM Emerson Fernandes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Fabiano de Souza; o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel; e a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.

(Fotos: Ricardo Trida)
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | imprensa@ssp.sc.gov.br