Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina realiza palestras em comunidades terapêuticas de Imbituba e Palhoça

Dando sequência ao trabalho de prevenção às drogas e de organização das comunidades terapêuticas que atuam no Estado, o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (CONEN), Fernando Henrique da Silveira, proferiu, na manhã desta sexta-feira, 29, palestra para cerca de 80 pessoas da Comunidade Terapêutica Despertar Jovem, em Imbituba. No período da tarde, realizou outro encontro com integrantes da Comunidade Terapêutica Passo a Passo, em Palhoça.
Fernando Silveira explica que o objetivo dos encontros é levar informações e esclarecer dúvidas dos acolhidos, das equipes técnicas dos estabelecimentos e das autoridades locais, destacando o trabalho desempenhado pelo CONEN, fomentando os Conselhos Municipais de Política sobre Drogas e transmitindo uma palavra de apoio aos pacientes.
“O objetivo do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina é sempre proporcionar integração com órgãos governamentais e não governamentais, trabalhando juntos pela melhoria dos serviços prestados aos dependentes. Nessas oportunidades, também buscamos explicar qual é o papel do CONEN nas vistorias em comunidades terapêuticas e nas participações em audiências públicas, além de incentivar a adequação dos estabelecimentos à legislação específica”, disse.
Cabe ao CONEN catarinense percorrer os municípios do Estado para levar informações importantes aos profissionais que atuam no enfrentamento às drogas. Outra função relevante do conselho é a emissão de atestados de funcionamento para as comunidades terapêuticas, confirmando que esses estabelecimentos cumprem as exigências legais, como alvará da vigilância sanitária, alvará do Corpo de Bombeiros, equipe técnica e programa terapêutico.

(Fotos: Divulgação)