SSP/SC

Polícia Científica integra Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher com ações especializadas

Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Governo de Santa Catarina apresentou oficialmente o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, em solenidade realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis. O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, além de autoridades dos diferentes poderes, com representantes das forças de segurança do Estado, entre elas a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC).
O plano reúne ações estratégicas para prevenção, proteção e responsabilização em casos de violência contra a mulher, integrando diferentes órgãos e fortalecendo a rede de enfrentamento em todo o território catarinense.
Nesse âmbito, a Polícia Científica já realiza uma série de ações, como atuação com protocolos específicos para a realização de exames periciais em vítimas de violência física ou sexual; atendimento especializado e exclusivo para mulheres na capital; participação ativa no fortalecimento de políticas públicas e ações coordenadas no combate à violência contra a mulher.

Fotos Richard Casas /GVG

Com o Plano Estadual, essas ações serão ampliadas e aperfeiçoadas, estando previstas a inclusão da temática de violência doméstica em todos os cursos de formação; capacitações contínuas para os servidores da instituição, visando um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado; implementação de salas reservadas destinadas ao acolhimento e atendimento a essas vítimas; fortalecimento dos serviços relacionados à identificação dos agressores e preservação da prova técnica.

Fotos Richard Casas /GVG

Todas essas ações de combate à violência contra a mulher serão integradas no Programa PCI Protege. “Nosso compromisso é garantir que cada mulher atendida encontre, além de respeito e acolhimento, a certeza de que a prova técnica será produzida com rigor, sensibilidade e responsabilidade para a responsabilização dos agressores”, destaca a Perita Criminal Patrícia Cardoso Monteiro, responsável pelos programas institucionais da Polícia Científica.
Com essas ações, a Polícia Científica de Santa Catarina reforça seu compromisso com a proteção da vida, a promoção da justiça e a construção de uma sociedade mais segura e igualitária, atuando de forma integrada no enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado.

Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support