Polícia Científica integra Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher com ações especializadas

Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Governo de Santa Catarina apresentou oficialmente o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, em solenidade realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis. O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, além de autoridades dos diferentes poderes, com representantes das forças de segurança do Estado, entre elas a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC).
O plano reúne ações estratégicas para prevenção, proteção e responsabilização em casos de violência contra a mulher, integrando diferentes órgãos e fortalecendo a rede de enfrentamento em todo o território catarinense.
Nesse âmbito, a Polícia Científica já realiza uma série de ações, como atuação com protocolos específicos para a realização de exames periciais em vítimas de violência física ou sexual; atendimento especializado e exclusivo para mulheres na capital; participação ativa no fortalecimento de políticas públicas e ações coordenadas no combate à violência contra a mulher.

Com o Plano Estadual, essas ações serão ampliadas e aperfeiçoadas, estando previstas a inclusão da temática de violência doméstica em todos os cursos de formação; capacitações contínuas para os servidores da instituição, visando um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado; implementação de salas reservadas destinadas ao acolhimento e atendimento a essas vítimas; fortalecimento dos serviços relacionados à identificação dos agressores e preservação da prova técnica.

Todas essas ações de combate à violência contra a mulher serão integradas no Programa PCI Protege. “Nosso compromisso é garantir que cada mulher atendida encontre, além de respeito e acolhimento, a certeza de que a prova técnica será produzida com rigor, sensibilidade e responsabilidade para a responsabilização dos agressores”, destaca a Perita Criminal Patrícia Cardoso Monteiro, responsável pelos programas institucionais da Polícia Científica.
Com essas ações, a Polícia Científica de Santa Catarina reforça seu compromisso com a proteção da vida, a promoção da justiça e a construção de uma sociedade mais segura e igualitária, atuando de forma integrada no enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado.
Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina