SSP/SC

Consesp anuncia pacote de anteprojetos infraconstitucionais para a Segurança Pública e realiza a iLab-Segurança 2025

A abertura da I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Brasília, no período de 1º a 3 de julho, foi marcada pelo anúncio de um pacote de anteprojetos infraconstitucionais prioritários para a Segurança Pública do Brasil. O conjunto de medidas, considerado urgente, foi aprovado por unanimidade durante a XCV Reunião Ordinária do Consesp, obtendo apoio imediato do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ).

A proposta reúne nove anteprojetos estruturantes que inclui a regulamentação do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – CNSP e a compensação financeira aos Estados e Distrito Federal por atuação na repressão ao tráfico de drogas. As medidas envolvem ainda a investigação colaborativa entre agências governamentais, a repressão ao homicídio e lesão corporal contra agentes do estado, repressão aos crimes praticados por organizações criminosas e a tipificação da obstrução de justiça no Código Penal. Por fim, completam o pacote de medidas a proposta de aumento da eficiência do processo criminal nos casos de prisão em flagrante de crimes graves, a repressão ao domínio de cidades e o financiamento da segurança pública (Bets).

O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, que participou ativamente do processo de construção do pacote de medidas, destacou que a aprovação unânime por parte do Consesp, bem como o amplo apoio de diversos conselhos ligados à Segurança Pública demonstram unidade e alinhamento fundamentais nesse momento em que as discussões se encaminham para o Congresso Nacional. Para o secretário, trata-se de um avanço técnico essencial na consolidação de uma política nacional de segurança pública mais eficiente, mais articulada e também com entregas práticas.

“As propostas foram construídas com base em diagnósticos precisos, evidências práticas e experiências exitosas nos estados do nosso país, por aqueles que verdadeiramente trabalham com a segurança pública no dia a dia, que são os policiais militares, os policiais civis, os policiais científicos, os integrantes dos corpos de bombeiros e os policiais penais. São medidas que contribuem para uma maior racionalidade operacional e também para o fortalecimento do desempenho das forças de segurança nos estados. Santa Catarina, o estado mais seguro do país, participou ativamente da construção dessas propostas e reafirma seu compromisso com a inovação, com a legalidade e com a eficiência no combate à criminalidade. Como diz o nosso governador, Jorginho Mello, aqui bandido não tem vez”, afirmou.

iLab-Segurança 2025

A partir da proposta de viabilizar um espaço estratégico de integração e inovaçãocom foco no fortalecimento das instituições de segurança pública no Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública desenvolveu a I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025. De acordo com a organização, a iniciativa inédita buscou alinhar tecnologia, gestão e políticas públicas às demandas reais da sociedade, promovendo o intercâmbio de boas práticas, experiências regionais e soluções inovadoras.

Além da presença dos secretários de segurança de todos os estados e do Distrito Federal, o evento reuniu especialistas, representantes governamentais e empresas do setor, proporcionando a troca de informações, debates relevantes e um ambiente propício a parcerias que fortaleçam a segurança pública em todo o território nacional.

(Fotos: Divulgação Consesp)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support