SSP/SC

Estado mais seguro do Brasil: sistema de reconhecimento facial é ampliado na Serra Catarinense em nova fase de testes

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) anunciou a ampliação dos estudos de viabilidade técnica com o uso de câmeras e sistema de reconhecimento facial em duas cidades da Serra Catarinense: Lages e São Joaquim. A tecnologia entra agora em nova fase de testes, reforçando o apoio às Forças de Segurança na identificação de pessoas com pendências na Justiça. A ação foi anunciada durante o lançamento oficial da Estação Inverno Santa Catarina, em Lages, neste sábado, 28, pelo governador Jorginho Mello.

“A gente sabe que a cidade só é boa para o turista, se ela é boa para quem vive aqui. Por isso, a gente quer reforçar os atendimentos para esse período que esperamos receber mais de um milhão de visitantes nacionais e internacionais. A Estação Inverno é mais que um projeto de governo, estamos preparados com estradas melhores, rede elétrica reforçada, hospitais estruturados e segurança ampliada”, disse o governador.

A Estação Inverno reúne uma série de medidas integradas nas áreas do turismo, saúde, infraestrutura e segurança pública, com o objetivo de preparar o estado para receber mais de um milhão de visitantes durante a temporada.

“Depois dos bons resultados durante a Festa do Pinhão e o Carnaval em Florianópolis, a Secretaria da Segurança vai dar continuidade aos testes que potencializam a atuação das polícias com as câmeras e o sistema que emite alerta quando alguém com mandado de prisão em aberto é identificado”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Sistema de reconhecimento facial

As câmeras em operação nas cidades de Lages e São Joaquim possuem inteligência artificial integrada ao sistema, em que captam os rostos das pessoas que possuem mandados de prisão em aberto. Os dados são cruzados, automaticamente, com o banco de informações da segurança pública e quando há uma correspondência positiva o sistema emite um alerta imediato para a central de monitoramento. A partir disso, a guarnição mais próxima é acionada para realizar a abordagem e, se confirmada a identidade do indivíduo, ele é detido e encaminhado para os procedimentos legais.

(Foto: Arquivo/Secom)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support