SSP/SC

Descomplica CBMSC é apresentado durante evento nacional em Florianópolis

Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Teve início nesta terça-feira, 24, em Florianópolis, o Summit Cidades 2025, considerado o maior encontro de cidades do Brasil. O evento reúne autoridades políticas, instituições, imprensa e sociedade civil para discutir soluções e tendências que impactam diretamente o futuro das cidades. Entre os temas abordados, esteve o Descomplica CBMSC, nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio que promove a desburocratização no processo de aprovação.  

O tema foi apresentado pelo coronel tenente-coronel Willyan Fazzioni, diretor de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O oficial explicou ao público os benefícios do novo método para desburocratizar e agilizar os processos dos empreendedores.

“A nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio e vistorias foca na segurança global da edificação, por meio da análise de risco e da continuidade de um único profissional acompanhando o processo até o fim”, explicou o tenente-coronel.

A evolução do processo com a aplicação do Descomplica CBMSC foi ratificada pela líder do Grupo de Trabalho Bombeiros da Câmara da Indústria e Construção, Daniela Zarbato. “O bombeiro de Santa Catarina foi inovador. Para nós profissionais o Descomplica foi um divisor de águas, aumentamos nossa responsabilidade com o processo auto declaratório, no entanto ganhamos tempo e agilidade nos processos’, comemora.

Instituído em 2024, o método ainda garante a inalterabilidade das instruções normativas nos próximos 10 anos, o que é um ponto positivo para a sociedade de forma geral, pois garante uma continuidade do conhecimento por todos profissionais que trabalham com a segurança contra incêndio.

Assim, o Descomplica CBMSC muda a forma técnica de inspeção, mantendo a segurança contra incêndio como prioridade. “O que muda é a norma, para deixar o processo mais rápido para a liberação ou não de um determinado prédio”, comenta o tenente-coronel Fazzioni.

Ao final da apresentação, o militar demonstrou dados que comprovam o sucesso da implantação do método, que já atingiu 44% de redução no número de analistas (bombeiros) no período de 2023 a 2025, permitindo que estes profissionais possam se dedicar a outras atividades para atender a sociedade.

Na prática, o cidadão catarinense continuará contando com a mesma qualidade do serviço e segurança, porém com mais agilidade em um processo mais simplificado para o empreendedor. 

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support