SSP/SC

Estado mais seguro do país: Santa Catarina lidera novo ranking nacional com a menor taxa de homicídios

Santa Catarina, por mais um ano, consolida-se como o estado mais seguro do país. Isso porque de acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa registrada é de 9,0 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto São Paulo, em segundo lugar no ranking, registra 11,2 por 100 mil habitantes. A disparidade é ainda maior se considerar o estado do Amapá, considerado pelo ranking o mais violento do país, que registra 57,7 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Os dados analisados são de 2023, e trouxe números reais, contabilizando homicídios ocultos, que muitos estados registram como “mortes violentas por causa indeterminada”, o que acaba por ocultar número de mortes. O documento ainda enaltece, de 2022 a 2023, significativa redução de 71,4% desses registros feitos com mais transparência por Santa Catarina. Diz a publicação: “Note que a inclusão dos homicídios ocultos faz mudar significativamente os indicadores para um grupo de UFs. São Paulo é o caso mais extremo: em 2023, o estado deixou de registrar 2.277 homicídios. Assim, enquanto a taxa de homicídios registrados era de 6,4 para cada cem mil habitantes, a taxa estimada naquele ano era de 11,2. Com isso, o estado de São Paulo deixa de ser a UF menos violenta da nação, passando para a segunda posição, atrás de Santa Catarina”.

“Santa Catarina não é apenas o estado mais seguro do país em números. É o estado onde famílias vivem com mais tranquilidade, onde vidas são protegidas e onde a segurança é tratada com seriedade. Esses números representam vidas preservadas. É o resultado de um trabalho sério, planejado, com investimentos efetivos e com foco na proteção dos catarinenses. Temos orgulho em dizer que, além dos bons índices, temos transparência e precisão nos nossos dados”, disse o governador, Jorginho Mello.

Santa Catarina se contrasta também em comparação a taxa média de homicídios estimados no Brasil (incluindo ocultos), registrando menos da metade de homicídios da média nacional, já que no país essa média é de 21,2 por 100 mil habitantes.

“Vivemos um contraste. Enquanto o Brasil é reconhecido como um dos países mais violentos do mundo, Santa Catarina segue na contramão desses indicadores. Aqui, investimos em planejamento estratégico, integração das Forças de Segurança, infraestrutura e tecnologia. E o resultado é claro: mais segurança para nossa gente”, avalia o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Outros destaques

Além da menor incidência de homicídios ocultos do país, o protagonismo catarinense em Segurança Pública traz taxas reduzidas de homicídios gerais, femininos e juvenis.

De acordo com o Atlas, Santa Catarina registrou uma taxa de 8,8 por 100 mil habitantes em homicídios gerais, uma das menores do país. Nos homicídios femininos, o estado se destaca ao lado de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, reforçando a segurança para as mulheres. Já entre os jovens (15-29 anos), Santa Catarina tem a segunda menor taxa de homicídios do Brasil, com 14,3 por 100 mil. O estado também se destaca pela redução de crimes por arma de fogo, registrando uma redução de 32,3% nos últimos cinco anos. 

Os dados apresentados no Atlas da Violência 2025 são baseados em informações oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos mantidos pelo Ministério da Saúde.

(Foto: Ricardo Trida)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support