Polícia Militar promove oficinas e simulações no 1º Seminário de Segurança Escolar de SC

Fotos: Polícia Militar de Santa Catarina
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou do 1º Seminário de Segurança Escolar de Santa Catarina, realizado no Centro Multiuso de São José. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), reuniu profissionais da área de segurança, educação, saúde, assistência social, Ministério Público, Poder Judiciário, além de representantes de diversas entidades públicas e privadas.
O seminário, que aconteceu nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 respectivamente, contou com palestras teóricas e práticas e envolveu a participação de mais de 200 policiais militares e mais de 300 representantes de instituições de ensino de todo estado.

A PMSC participou ativamente do processo, com oficinas sobre medidas preventivas para a segurança nas escolas, o papel da Agência Central de Inteligência nas ameaças a escolas e prevenção ao crime através do design do ambiente.
O ponto principal do seminário foi nesta sexta-feira, 25, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma instrução teórica e simulada do protocolo “FEL” (fugir, esconder e lutar) e intervenção policial em cenário de ataque a escola.
O protocolo FEL, utilizado no programa institucional da PMSC Rede de Segurança Escolar, é uma técnica utilizada para professores, pais e alunos que aprendem procedimentos a serem adotados em situações de ataque. Esse protocolo vem sendo repassado à comunidade escolar catarinense pela PMSC desde 2021.
Durante as atividades, foram apresentados os mecanismos de prevenção capazes de reduzir ao máximo o número de vítimas em caso de ocorrência desta natureza no ambiente escolar, com reações rápidas, planejadas e eficazes, até que as equipes da Polícia Militar cheguem ao local e procedam a imediata intervenção.

Ainda durante o evento, foi entregue o relatório do Guia Construtivo para Segurança de Áreas e Instalações nas Escolas Estaduais, elaborado por um grupo de trabalho formado por representantes da Polícia Militar, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O documento reúne orientações técnicas sobre controle de acesso, sinalização, iluminação, rotas de evacuação e outros aspectos estruturais essenciais para garantir um ambiente mais seguro nas unidades de ensino.
Clique aqui e veja fotos do 1º Seminário de Segurança Escolar de Santa Catarina.
Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina