Secretaria de Segurança participa do Codesul, em Brasília

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, da reunião da Comissão Permanente de Segurança Pública do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Na ocasião, foram apresentados os resultados da Operação Conjunta nas Fronteiras, realizada de forma integrada entre os estados do Sul e do Mato Grosso do Sul, com foco na repressão a crimes e no reforço a segurança regional.


Em Santa Catarina a operação ocorreu do dia 25 a 28 de fevereiro. O planejamento e a execução das ações em Santa Catarina foram coordenados pela Polícia Militar (PMSC), com participação da Polícia Civil (PCSC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e Polícia Científica (PCISC). No período, foram 5.636 abordagens realizadas, 84 pessoas presas ou apreendidas, 30 mandados de prisão cumpridos, 43 prisões em flagrante, além de armas, munições, veículos e drogas apreendidos, de acordo com a PMSC.
“Santa Catarina é o Estado mais seguro do país e participa ativamente da Operação Codesul, reafirmando nosso compromisso com a segurança regional. Esses resultados são fruto da dedicação dos nossos profissionais e da integração entre as Forças de Segurança. Proteger nossas fronteiras é proteger vidas, fortalecer o combate ao crime e garantir tranquilidade à população catarinense”, afirmou o secretário, coronel Flávio Graff.
A operação teve como objetivo ampliar a cooperação interestadual no combate ao crime, intensificar o policiamento nas áreas de divisa e promover ações estratégicas durante o período pré-carnaval, época de maior circulação de pessoas e mercadorias ilegais.
Sobre o Codesul
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul é um órgão intergovernamental criado em 1961, formado pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social da região Sul do Brasil, por meio da integração de políticas públicas, cooperação entre os estados membros e articulação de ações conjuntas em áreas estratégicas como Segurança Pública, Infraestrutura, Meio Ambiente e Defesa Civil. O Conselho também conta com comissões permanentes e técnicas que atuam em diversas áreas de interesse comum, fortalecendo a integração regional e a implementação de políticas públicas coordenadas.
(Fotos: Eduardo Valente/Secom)