Festas de outubro: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina destaca atuação
As tradicionais Festas de Outubro de Santa Catarina, que atraem milhares de visitantes, contaram com um reforço significativo na segurança promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Durante a 39ª Oktoberfest em Blumenau, a 37ª Fenarreco em Brusque e a 32ª Festa do Imigrante em Timbó, o CBMSC realizou operações para garantir a proteção dos participantes, intensificando a segurança contra incêndio e o atendimento emergencial.
Com reforço de efetivo e equipamentos, o CBMSC atuou diariamente nas festividades. Em Blumenau, além da equipe local, 12 bombeiros do Batalhão de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú (13º BBM) foram alocados para reforçar o atendimento, especialmente em dias de maior movimentação. A Fenarreco também recebeu reforço, com oito bombeiros militares do 10º BBM de São José deslocados ao longo do evento para dar apoio nas ações.
Com o aumento do efetivo durante as datas comemorativas, foi possível ampliar o número de ambulâncias em atendimento e também ativar mais um caminhão de combate a incêndio. O trabalho da corporação ocorreu inicialmente por meio dos Serviços de Segurança Contra Incêndio (SCI) de cada um dos municípios, com a emissão dos Atestados de Funcionamento para eventos temporários, garantindo que os espaços das festas estivessem de acordo com as normas.
“Através das nossas ações, organizadas e adequadas para o aumento nas demandas, conseguimos proporcionar, tanto à população dos municípios anfitriões quanto aos visitantes, festas mais seguras. Nosso trabalho ocorreu não somente durante as festividades, mas também na fiscalização prévia dos espaços, garantindo que todos respeitassem as normas de funcionamento”, afirmou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
Nas três festas, as guarnições de serviço realizaram inspeções e rondas preventivas diárias, com ênfase na verificação dos sistemas de segurança contra incêndio, controle de público e fiscalização dos brigadistas. A presença das guarnições reduziu o tempo resposta para ocorrências e contribuiu para uma operação segura e tranquila.
Ao longo da Oktoberfest, os bombeiros também monitoraram o uso de gás GLP, saídas de emergência e lotação máxima, enquanto davam apoio às brigadas de incêndio. Em 19 dias de evento, foram atendidas 337 ocorrências pela brigada, principalmente situações de mal súbito e pequenos acidentes, sendo todas controladas sem grandes incidentes.
Durante o período das três festas, houve um aumento de 18,4% nas ocorrências na área do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), região onde os eventos foram sediados.
“A atuação do CBMSC garantiu que as festas ocorressem de forma segura para todos os presentes, evidenciando a importância do trabalho preventivo e responsivo da corporação”, destacou o tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, comandante do 3º BBM.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)