Santa Catarina emite 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

Santa Catarina alcançou a marca de um milhão de emissões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). De janeiro a julho deste ano foram 435.000 emissões. No ano passado, de março, quando começou a emissão do novo modelo no estado, até dezembro, foram 565.000 documentos. Ao todo, foram 650 mil emissões em 2023, 22% a mais do que em 2022, quando foram emitidos 530 mil documentos. Para 2024, a expectativa é de 800 mil carteiras emitidas, um aumento de 23% em comparação a 2023.

Santa Catarina se destaca pela implementação eficiente da CIN, desde sua regulamentação por decreto federal de 2022. O estado é o terceiro em número de carteiras emitidas no Brasil e o terceiro a alcançar a marca de um milhão, demonstrando um pioneirismo na emissão da Carteira de Identidade Nacional.

A perita-geral Andressa Boer Fronza reafirma o compromisso da Polícia Científica em promover a cidadania. “Garantir que o cidadão catarinense tenha acesso ao seu documento de identidade de forma ágil e segura é uma das diretrizes do governador Jorginho Mello, que tem investido em modernização de sistemas e equipamentos, treinamentos e melhoria de processos na Polícia Científica. Recebo com muita alegria a notícia de que somos o terceiro estado do país a alcançar a marca de 1.000.000 de CINs emitidas. Agradeço e parabenizo cada servidor da PCI e parceiros cooperados pela dedicação, que tem feito a diferença para o sucesso da implementação da CIN em nosso estado.”

Foto: Divulgação / PCI

A mudança

A transição para o novo sistema enfrentou desafios, incluindo a desativação do sistema antigo e o treinamento de pessoal para o novo processo. Um planejamento detalhado, desde a aquisição de insumos até parcerias estratégicas como a com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (Ciasc), foi fundamental para o sucesso da operação.

A Polícia Científica de Santa Catarina conduz toda a operação de emissão das CIN, coletando informações pessoais, impressões digitais e fotos nos pontos de atendimento distribuídos pelo estado. Em média, são produzidas 3.500 carteiras por dia, com atendimento preferencialmente agendado para garantir eficiência.

Para celebrar a marca, a perita-geral Andressa Fronza entregou a nova carteira a Lucimar Marques, 58 anos, no Posto de Emissão de Documento da PCI no Shopping Itaguaçu, município de São José. Lucimar destacou a importância de ter sempre um documento atualizado e agradeceu o atendimento recebido. “Ter um documento novo é muito importante; faz parte da nossa identidade e nos fortalece como cidadãos. Me senti muito especial ao receber a carteira das mãos da perita-geral Andressa. Além da nova carteira de identidade ser menor e muito bonita, fui tratada com muito carinho, o que me deixou extremamente feliz.”

Foto: Divulgação / PCI

É importante destacar que o documento de identidade “antigo” continua válido até 2032, não sendo obrigatória a troca imediata.

A CIN

A CIN é um documento padronizado nacionalmente, integrando o CPF como número único. Ela oferece maior segurança e eficiência na gestão de dados, contribuindo para a redução de fraudes e simplificando processos para os cidadãos. Disponível em versões física e digital, a CIN permite a integração de dados adicionais e documentos importantes, como Simbologia PCD (Pessoa com Deficiência) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na versão digital, é possível ainda inserir dados do Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, Identidade profissional expedida por órgãos ou entidades autorizadas, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), entre outros. Para isso, é necessário apresentar os documentos correspondentes no momento da emissão da carteira.

(Fotos: Divulgação/PCISC)

(Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina)