Polícia Militar de Santa Catarina forma 367 novos sargentos

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta quinta-feira, 8, a formatura de 367 novos sargentos em Santa Catarina. A solenidade de formatura em Florianópolis aconteceu na Academia de Polícia Militar da Trindade.

O curso de formação de sargentos começou no dia 29 de abril e teve 510 horas/aula em 23 disciplinas. Na solenidade da Grande Florianópolis, serão formados 117 novos alunos sargentos dos 1º e 11º Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM). Durante esse período, os militares foram treinados para desenvolver habilidades de comando e condução, além de orientar as respectivas frações de tropas.

O curso foi coordenado pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e foi realizado simultaneamente em Florianópolis, Lages, Chapecó, Joinville, Criciúma, Blumenau, Tubarão e Jaraguá do Sul.

Na APMT, a solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do secretário-adjunto da Casa Civil, Marcelo Mendes, do representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina (SSP), o coronel da reserva remunerada José Aroldo Schlichting, do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos do Ministério Público, promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva, do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, do chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, do diretor da APMT, coronel Cleber Pires, do comandante da Esfap, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, além de outras autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos.

Os militares passaram por instruções teóricas e práticas, estágios, escalas de serviço e operações no campo da segurança pública, buscando proporcionar uma nova dimensão aos novos sargentos, dando enfoque para as atividades fins, capacitando-os para comandar, conduzir e orientar as frações de tropa, baseando-se dentro da filosofia de Ordem Pública.

Na oportunidade, foram realizadas diversas premiações pelo esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer da formação, em várias áreas de conhecimento, como Direitos Humanos e Disciplinas Policiais, e a melhor colocação dentro do curso em Florianópolis. O Paraninfo da turma foi o  subtenente Sydney Nestor Bernardes. O aluno sargento Rafael Dias alcançou o primeiro lugar geral do Curso com média de 9,890.

O diretor da APMT, coronel Cleber Pires, disse aos alunos sargentos presentes que “essa cada de ensino estará para sempre na vida de vocês para a continuidade das suas formações e atualizações na carreira”, completou agradecendo e parabenizando a todos pelo esforço e desempenho.

O comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato, elencou as ações da corporação no último ano e projetou para 2025 grandes mudanças, às quais os novos sargentos estarão preparados para as novas missões que virão. “Estamos fazendo uma Polícia Militar que será exemplo ainda por muito tempo em todo o nosso país”, resumiu.

Nome da turma: Tradicionalmente os militares que passam pela formação escolhem o nome da turma que está se formando, como uma forma de identidade e homenagem, sendo escolhido o nome do aluno sargento Celso Ricardo May.

Nascido em 3 de junho de 1981, na cidade de Blumenau, o aluno sargento Sgt Celso Ricardo May tinha 42 anos e ingressou na Polícia Militar em 15 de agosto de 2011. Foi promovido à graduação de cabo em 2018 e estava no Curso de Formação de Sargentos na Unidade de Ensino do 6º BPM em Lages, tendo acessado o curso pelo critério de Mérito Intelectual.

Atuava há treze anos na corporação, servindo no 13º Batalhão de Polícia Militar em Ituporanga e na Polícia Militar Rodoviária, no posto número 06, em Aurora. Era um policial militar dedicado e exemplar, com diversos elogios em sua ficha por bons serviços prestados, além de condecorações como o brasão do mérito pessoal de 3ª categoria e a medalha de bronze por ter alcançado 10 anos de serviço efetivo. Faleceu em 3 de maio de 2024, após sofrer um infarto enquanto dormia, deixando esposa e filha.

Abaixo, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, fala sobre a importância da Formatura dos Novos Sargentos:

Clique AQUI e veja as fotos e vídeos da formatura!