SSP/SC

Batalhão de Operações Aéreas forma novos tripulantes operacionais

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou nesta sexta-feira, 26, a solenidade de formatura do VII Curso de Tripulante Operacional. O curso tem a finalidade de habilitar o Bombeiro Militar para a atividade de resgate, busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios com o uso de aeronaves, oferecendo conhecimentos técnicos e especializados para o desempenho nas operações aéreas do CBMSC, em consonância com o regulamento brasileiro de aviação civil nº 90, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A sétima edição foi realizada de 10 de junho a 26 de julho, com carga horária total de 280 horas/aula. Para além do rigoroso processo seletivo, os novos tripulantes operacionais receberam, durante a formação, instruções de diversos profissionais que atuam nas operações aéreas como pilotos, médicos, enfermeiros e tripulantes operacionais, passando, inclusive, por provas de sobrevivência.

Ao final, dos 18 candidatos, nove concluíram o curso, sendo um militar do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e um do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO).

Entrega de certificados

Na oportunidade, também foram entregues certificados de instrutor de voo e comandante de aeronave. Em julho deste ano, o Batalhão de Operações Aéreas habilitou a função de instrutor de voo de helicóptero o major Hugo Manfrin Dallossi, bem como a função de comandante de aeronave tipo helicóptero o 1º tenente Douglas Amaral da Cunha.

A ascensão como comandante de aeronave, além da função de instrutor de voo da unidade aérea pública, representam um momento marcante na vida do oficial piloto, pois demonstra o término de um período de instruções preparatórias, nas quais há a necessidade de cumprimento de avaliações e treinamentos específicos exigidos por meio do regulamento brasileiro de aviação civil, o RBAC 90, da Anac, onde estão preconizados os requisitos para operações especiais de aviação pública. 

Entrega da comenda mérito aviação e atendimento pré-hospitalar

No evento, foi entregue mérito da aviação e da medalha do serviço de atendimento pré-hospitalar. A comenda reconhece publicamente os bombeiros militares, instituições e civis, por terem contribuído para o engrandecimento e por terem prestado relevantes serviços à causa da aviação do CBMSC. Na oportunidade, ela foi entregue ao coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal e ao major Bruno Azevedo Lisboa.

Já a medalha do serviço do atendimento pré-hospitalar reconhece a atuação de pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na realização de ações de reais benefícios para o desenvolvimento da atividade junto à corporação. Ela foi entregue ao subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado.

As fotos do evento podem ser acessadas por meio do link a seguir:
https://drive.google.com/drive/folders/1sSD3uUX5oIyschNml3ecpOXEunGueGpy

Fotos: Divulgação / CBMSC

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support