Integração entre militares de SC e RS fortalece capacidades operacionais
Na segunda e terça-feira, 1º e 2, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu a visita técnica de três militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS). A iniciativa faz parte de um esforço contínuo de integração e troca de experiências entre as unidades de operações especiais dos estados que compõem o consórcio Segurança do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo (SulMaSSP).
Os visitantes, todos formados em curso de Operações Especiais e cursos de especialização em tiro de precisão (Atirador Policial de Precisão – Sniper), participaram de um treinamento conjunto focado na temática “Atirador Designado”.
A visita técnica teve como objetivo conhecer a doutrina de Atirador Designado, criada na PMSC por meio do Ato da Polícia Militar n° 250/2021 e de condução exclusiva do Bope, além de explorar detalhes da execução do curso e formação de Atirador Designado.
Durante a visita, os militares da Brigada Militar do Rio Grande do Sul puderam experimentar etapas práticas realizadas no curso de Atirador Designado. No treinamento específico do grupo sniper, os policiais dos dois Estados realizaram disparos até 557 metros de distância, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e técnicas que fortalece as capacidades operacionais e aprimora a doutrina e boas práticas das duas corporações.
A PMSC agradece a participação dos militares da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e espera que a integração continue a gerar frutos positivos para ambas as instituições.