Governador entrega equipamentos e medalhas em cerimônia de homenagem a bombeiros militares que atuaram no RS

O governador Jorginho Mello participou, na manhã desta quinta-feira, 13, de solenidade do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em homenagem aos profissionais que atuaram na tragédia do Rio Grande do Sul. No ato, o governador entregou equipamentos, medalhas, um ônibus que foi doado pela Universidade do Estado (UDESC) e prestigiou a promoção de oficiais e praças, além da formatura de Bombeiros Comunitários Músicos. Também foram entregues fardamento e instrumentos musicais. A cerimônia foi no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em Florianópolis.

“É com muita alegria que vim aqui agradecer e dar um abraço em cada um dos bombeiros que não pouparam esforços para salvar as vidas dos nossos irmãos gaúchos. Eles fizeram um trabalho de excelência junto com outros agentes das nossas forças de segurança. Fomos o primeiro estado a mandar ajuda ao Rio Grande do Sul e continuamos apoiando no que for preciso. Essa homenagem de hoje é uma forma de o governo agradecer não só os nossos bombeiros, mas também aos policiais civis e militares, peritos da Polícia Científica, profissionais da Celesc e Casan, Defesa Civil e Assistência Social”, destacou o governador Jorginho Mello.

A corporação homenageou os Bombeiros Militares das Forças-Tarefas do CBMSC que atuaram no Rio Grande do Sul, desde 1º de maio deste ano. A solenidade contou ainda com a presença do secretário Flávio Rogério Pereira Graff, que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, além do comandante-geral da corporação, coronel BM Fabiano Bastos das Neves.

“É um momento de muita gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pelos nossos bombeiros lá no Rio Grande do Sul. Centenas de vidas foram salvas por nossas equipes e isso nos enche de orgulho. Meus parabéns também aos demais agraciados pelas promoções. São homens e mulheres que se dedicam para proteger o cidadão catarinense. Hoje também estamos entregando equipamentos e fardamentos”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Fabiano Bastos das Neves.

Além da presença da Banda de Música Oficial do CBMSC, o evento foi marcado pelo desfile da tropa e pelo tradicional banho de batismo aos promovidos, no final da solenidade.

Confira os atos oficiais realizados na cerimônia:

Banda de Música do CBMSC

Cinco bombeiros comunitários, integrantes da Banda de Música do CBMSC, foram formados durante a solenidade. Em seguida, a Banda do Corpo de Bombeiros Militar recebeu instrumentos musicais e fardamentos, que foram adquiridos graças ao apoio de uma emenda do ex-Deputado Coronel Onir Mocelin e ao Estado de Santa Catarina. Um ônibus recém-revitalizado foi doado pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) para o transporte dos instrumentos e integrantes da Banda de Música.

Promoções

Na solenidade, foram promovidos 03 oficiais e 15 praças do CBMSC, sendo:

À graduação de Capitão BM:

Capitão Luann Leon Chrun
Capitão Franco Bressan da Silva
Capitão Luiz Henrique Lana

Foram promovidos à graduação de 1º Sargento do QPBM:

1° Sargento Antonio Edival Pereira
1° Sargento Marcos Jose Helling
1° Sargento Manoel Genezio Da Silva
1° Sargento Claudio Ronsani Gatner
1° Sargento Edmar Feliciano De Oliveira
1° Sargento Giovane Stork Teixeira

À graduação de 2º Sargento do QCPBM:

2° Sargento Anselmo Cardoso Filho
2° Sargento Gene Fernandes Pereira Júnior
2° Sargento Sidnei Willian Dos Santos

À graduação de 3º Sargento do QCPBM:

3° Sargento Sidnei Machado Marcelino
3° Sargento Genivan Kull
3° Sargento José Roberto Da Rosa
3° Sargento Anderson Bini
3° Sargento Tannury Allan Bersch
3° Sargento Paulo Roberto Dos Santos

Entrega de Equipamentos

Após as promoções, 318 conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de combate a incêndios foram entregues. Os EPIs foram adquiridos por meio do SENASP (Secretaria Nacional da Segurança Pública) para a SSP (Secretaria de Segurança Pública), e serão utilizados por bombeiros militares e comunitários do CBMSC.

Entrega de Medalhas

Cerca de 60 Bombeiros Militares foram agraciados com medalhas. Por meio deste gesto simbólico, a Corporação expressa seu reconhecimento ao destaque de cada militar na realização de ações em benefício da sociedade e do CBMSC.

Homenagem

Dando sequência aos atos de reconhecimento, bombeiros militares que integram as equipes de Força-Tarefa (FT) do CBMSC, que atuaram no Rio Grande do Sul, foram homenageados. Representando os quase 150 bombeiros que já foram e que ainda estão no Estado gaúcho, militares receberam um pequeno troféu em nome de cada FT.

Na ocasião, foi entregue ainda um elogio assinado pelo Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Fabiano Bastos das Neves, que parabenizou os bombeiros comunitários da Banda de Música e bombeiros militares promovidos, além de agradecer as equipes de Força-Tarefa pela atuação durante os eventos extremos no Rio Grande do Sul.

O encerramento da solenidade de promoções e homenagens foi marcado pelo desfile da tropa do CBMSC. Ao final, foi realizado o tradicional banho de batismo, que marca a passagem dos oficiais e praças promovidos à uma nova fase em suas carreiras.

A solenidade foi aberta ao público, e contou com a presença de familiares dos homenageados e representantes da imprensa.

(Fotos: Roberto Zacarias/Secom)

(Fonte: Secom e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)